terça-feira, 8 de maio de 2007

Guia de entrevistas I - Roda Viva


Este blog trata em sua essência de entrevistas. A partir de hoje damos início a uma série de dicas de onde estão as boas e más entrevistas na mídia.

Começo pelo meu programa favorito da televisão brasileira, o Roda Viva - já dei amostra disso antes. A proposta do programa é colocar o entrevistado no meio de uma roda de entrevistadores composta em sua maioria por jornalistas de diversos meios de comunicação, o que traz diversidade ao programa. Já houve algumas bizarrices. Perguntas descabidas (Silvia Popovic), sarcasmos com acidez elevada demais (Reinaldo Azevedo) e puxa-saquismo desmedido (Ricardo Noblat), mas na média são bem selecionados.

O Roda se dá bem quando o assunto é político ou social. Coloca o entrevistado no meio do cenário que lembra uma arena romana para responder perguntas pertinentes para o espectador geralmente impertinente para a instituição que ali representada. Quando enverada para a cultura, mantém o tom de debate - às vezes de maneira descabida como na entrevista de Hermínio Bello de Carvalho, que teve de insistir que não manja de mp3, Ipod e indústria fonográfica.

Quando o programa traz o assunto esportes, é melhor mudar de canal. Os programas da SporTV são melhores. Ciência cai bem se está casada com um assunto atual. Se não envereda naquelas conversas especialisadísimas para poucos.

O Roda Viva acabou agora há pouco. Toda segunda-feira às 22h40 pelos principais canais públicos (TV Cultura, Paraná Educativa, TVE Rio, TVE RS, entre outros).

Nenhum comentário: