domingo, 20 de maio de 2007

Se fizer as mesmas perguntas...

No meu último texto, comentei que estava lendo o livro "Perfis, e como escrevê-los", de Sergio Villas Boas. Hoje acordei cedo e peguei meu livro - na verdade, é emprestado, mas tudo bem.
Me senti identificada com o perfil do escritor João Ubaldo Ribeiro. Acho interessante transcribir o trecho que me surpreendeu tanto.

- Quinhentos anos? Você veio aqui para falar dos quinhentos anos? Essa não!
- Bem, poderia ser um dos assuntos, afinal a Carta de Pero Vaz de Caminha ainda é a certidão de nascimento do Brasil...

- Primeiramente, não temos quinhentos anos.

- Menos ou mais?

- Olhe, meu amigo, preciso trabalhar; estou cada vez mais sem saco para entrevistas.
- Por que deixou a gente [eu e o fotógrafo carioca Antônio Batalha] chegar até aqui, então?

- Você insistiu muito...

- O que mais te incomoda em entrevistas?

- Os caras me fazerem as mesmas perguntas de sempre, e o modo como me folclorizam.

- Pode nos mandar embora daqui, se quiser.

- Mas sou um sujeito que não sabe dizer não. Vamos, vamos começar. Diga o que pretende.

Um dos nossos entrevistados, o artista Edílson Viriato, teve uma atitude similar à do João Ubaldo Ribeiro. Ele estava com o saco cheio de responder as mesmas perguntas e não teve muita resistência em conversar conosco. Mas a diferença com o Sergio Villas Boas foi que nós insistimos em que nossas perguntas fugiam do normal e nem pensamos na hipótese de ir embora.

O trecho a continuação mostra o momento mais crítico do encontro com Viriato.

"Então, que tipo de perguntas você vai fazer? Se não entrar nisso, está bom. “O que é sua carreira?”, “Porque você faz isso?”, “Porque faz?”, “Como começou?”, “Como que é?”, esse tipo de coisa é foda. (...) Podemos começar. Mas se fizer essas perguntas, eu vou ser sincero, não é ser grosso, ser antipático, mas é cansativo. Os jornalistas chegam e fazem as mesmas perguntinhas. “Fale um pouco da sua obra”. Que obra? Se às vezes eu nem tenho obra".

Nenhum comentário: