sexta-feira, 25 de maio de 2007

Curitibocas recomenda: use Google Docs

Uma das coisas mais irritantes que o mundo da informática trouxe foi as versões de um mesmo documento. Cansei de fazer algumas alterações em um documento e imprimir uma versão antiga. Sem contar quando faço pequenas edições em dois ou mais arquivos em paralelo e só me dou conta no final ("tchê, eu já fiz isso").

Quando o trabalho é em dupla (nosso caso) e/ou com distância física entre os dois (também nosso caso), o caos tem grande chance de prevalecer.

Mais uma vez a mais poderosa manifestação divina na Terra resolveu esta incômoda situação. Gmail já é dá uma mão na roda agrupando as conversações - como nos fóruns. Assim o risco de abrir uma versão antiga cai drásticamente. Google Docs & Spreadsheets arruma a casa de uma vez por todas.

Primeiro de tudo cabe esclarecer que se trata de um editor on-line com 85% das funções que 99% dos usuários usam nos softwares convencionais. Nunca usei as ferramentas de símbolo, autotexto e tantas outras que parecem que só servem para deixar o Word mais pesado. A grande vantagem é que mais de uma pessoa pode editar o mesmo documento. Se isso ocorrer ao mesmo tempo, o sítio avisa ("Also editing: Ceci").

Tenho um backup no meu HD para caso o Google feche de uma hora para outra. Sinceramente acredito que são maiores as chances do meu disco duro se fundir do que o apocalipse.

Nenhum comentário: