quarta-feira, 2 de maio de 2007

Arnaldo Jabor é fichinha perto do que virá


O presidente da Câmara Arlindo Chinaglia recentemente ameaçou processar o comentarista Arnaldo Jabor. Afirma chegar às vias de fato se Jabor não se retratar. A celeuma se deu por uma crônica onde ele descreve os deputados como "canalhas" - suave eufemismo se comparado ao sentimento nacional com os membros do legislativo.

Jabor é um o comentarista mais admirado do Brasil. Ele está em tv, rádio e jornais de alcance nacional. Os espectadores e leitores do cineasta o descrevem como "independente", "sincero", "polêmico". Tudo isso é discutível. O certo é que Jabor é um indignado.

Na época de FHC sua indignação era pela oposição que hoje está no governo e pelos "abestalhados" da situação. Na época de Lula sua indignação é pela oposição que esteve no governo e pelos "abestalhados" da situação. Nunca vi/li/ouvi Arnaldo Jabor propor uma idéia nova ou remar contra a maré. Suas análises reacionárias são o sentimento geral do povão travestidos de palavras alegóricas e duras comparadas com o noticiário insosso que o rodeia.

Mesmo assim, surgiu essa picuinha com Chinaglia que alimentará ainda mais sua fama.

Aí você lendo tudo isso se pergunta: "E o quéco? Jabor, Curitibocas... cadê a liga?". Fato é que os entrevistados disparam opiniões realmente polêmicas. Efigênia Rolim acusa Requião de ter destruído obras suas. Key Imaguirre diz que Lerner de arquiteto só tem o diploma. Hélio Leites chama Lula de bebum. Murilo Mendonça suspeita de esquema entre as operadoras de transporte público de Curitiba com a prefeitura. E tem mais. Esses eu lembrei de cabeça agora.

Fico preocupado. Se Jabor teve problemas por seus tapas, como serão recebidos os coices que estarão no livro? Censura prévia está descartada.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom,adorei.

Unknown disse...

Gostaria de saber sobre a questão do pedagio nas estradas.
Gostaria de saber sua opinião do direito das pessoas que moram na região de ir e vir.
Está de acordo com a constituição?
o certo não deveria ter uma via alternativa gratuita?