quarta-feira, 9 de maio de 2007

Guia de entrevistas II - Observatório da Imprensa


Sei que sou previsível. Mas não posso deixar de falar do meu segundo programa favorito, o Observatório da Imprensa. Programa péssimo do ponto de vista técnico.

A proposta do Observatório é de ser um programa de debates sobre a imprensa brasileira. O que ocorre são entrevistas paralelas sobre o mesmo tema, o que trava o debate. Cada resposta leva em média quatro minutos - uma eternidade em termos de televisão. O enquadramento usa primeiros planos fixos. Um programa "parado", comparado com a espetacularização televisiva padrão.

As perguntas são geralmente longas, mal-articulada e cheias de opiniões por parte do apresentador. Mas quando este apresentador é Alberto Dines, ganha a permissão para fazer isso.

Dines foi precursor da reforma no Jornal do Brasil nos anos 50 e 60 que injetou a modernidade na imprensa brasileira. Deu aula na universidade da Columbia nos EUA. Fez parte do auge da reforma da Folha de S. Paulo promovida por Claudio Abramo nos anos 70. Em sua coluna política, batiza os políticos cheios de regalias de marajás. Nos 90, cria o Observatório da Imprensa na Internet e na televisão. Há dois anos o programa conta com versão diária no rádio. O cara tem tantas medalhas e cicatrizes que dão permissão para fazer entrevistas à sua maneira.

O que importa no Observatório da Imprensa é o conteúdo. Em relação às entrevistas normais serve de mal exemplo, já que deve-se evitar perguntas complexas e opinativas - a não ser que você seja Alberto Dines.

Graças às reiteradas reclamações de Dines diante da maneira de Requião se relacionar com a mídia, o Observatório não é mais transmitido pela Paraná Educativa. Devido ao perfil de "baixo entretenimento", foi jogado para às 23h40 na TV Cultura, depois do Sr. Brasil (programa que ressalta o que há de mais retrógrado na música brasileira). Na TVE ele dá às 22h30. O site é o www.observatoriodaimprensa.com.br.

No próximo post da série, algo menos previsível.

Um comentário:

@laranjudo disse...

nunca assisti esse programa, mas tinha um professor que falava sempre pra ver..

mas parece ser bom..