sexta-feira, 18 de maio de 2007

Beatles, terrorismo cultural e Curitibocas


Beatles é uma das bandas que você respeita, gosta ou desconhece. Os motivos para estarem no topo de todas as listas de melhores álbuns e bandas são vários. Um deles é o jogo dos Beatles entre o comercial e o artístico.

O disco "Revolver" tem canções pop de ótima qualidade. "Taxman" e "Good Day Sunshine" tem refrões fáceis e chicletões. Muita gente pode ter comprado o LP por essas duas.

O incauto que fez isso teve que passar por coisas como "Eleanor Rigby". Com certeza não será uma passagem confortável. " Ah, look at all the lonely people" e um octeto de cordas que tocam fundo na alma de qualquer ser que se apresente como humano. E o pior: é chiclete.

Curitibocas vai na mesma linha. Terá entrevistas "pop". Quem sabe alguém compre para ler sobre o Oilman, Plá e outras figuras caricatas de Curitiba. Nas próprias entrevistas terá de passar por um conteúdo denso. E por outras entrevistas de gente que tocam ou esmurram fundo na alma.

É terrorismo. Disfarçados, introjetamos substâncias danosas na idéia de mundo do receptor.
*****

Nota de esclarecimento: não quero me comparar com os Beatles. Esta é a banda que toda vez que escuto me faz lembrar por que não tenho uma banda. Ao mesmo tempo que me regozijo por entender que se trata de uma grande obra, fico aborrecido por não ter o talento deles.

Nenhum comentário: