quinta-feira, 31 de maio de 2007

Oilman se compara com um...

Há alguns dias escrevi do Top 5 das edições mais complicadas. Oilman pode entrar nesse ranking. Mesmo tendo que botar fora un 40% da entrevista - para dar uma idéia, a bruta era de 35 páginas - tem muitas frases interessantes. Há muitos mitos sobre o Oilman, talvez estas citas ajudem a esclarecer quem realmente ele é.

Pode ser caracterizado como uma sociopata também. E todo sociopata geralmente duram pouco tempo, já era. Não existe outro igual. Eu já fui comparado com o Sombra – pobrezinho, não sabe nem escrever o nome -, com a Borboleta 13, não tem nada a ver.

É uma comprovação que eu sou o cara que tem alguns problemas mesmo, porque eu penso só em coisa negativa, só nos meus inimigos me agredindo. Seria um tipo de paranóia, como a paranóia do presidente americano. O presidente americano não pode nem ouvir pensar em um país que esteja produzindo ou mexendo com substâncias radioativas que ele já pensa em bomba atômica. Então ele já tem uma paranóia. O Oilman é a mesma coisa. Tem uma paranóia eu cuido, tenho muito cuidado. Existe um ditado, eu não preciso ser um cara metido a erudito, tem aquele ditado: “Macaco velho não cai em cumbuca”. Ou “Gato escaldado tem medo de água fria”. Quer dizer, eu já sofri aquele negócio. Agora eu me cuido".

O povão quer a coisa mais mastigada, mais simples. É difícil que a pessoa consiga assimilar alguma coisa, que vá de encontro com a minha expectativa. Tem gente que reconhece um valor. Mas o que eu sinto mesmo é uma consciência coletiva agressiva e intolerante. Por isso você vê muito herói morto. Tiradentes morto, aquele médico da Colômbia... não me lembro agora. Então os heróis mortos, porque o povo não aceita muito heroísmo e não entende.


Eu estou vivendo a minha vida, como se fosse um leão numa savana, um animal no seu eco sistema.

Por isso que essas histórias de fama, de exemplo, não existe para mim. Como aconteceu na Oceania, que as espécies ficaram isoladas quando os continentes se separaram a milhões de anos. Os mamíferos são todos marsupiais. Não existem quase mamíferos marsupiais. Ornitorrinco, tem o bico de pato, eles poem ovos, o canguru é marsupial, ele tem uma bolsa. O Kiwi, é uma ave que tem pelos. Só animais exóticos existem na Oceania, pelo isolamento geográfico. Aqui em Curitiba o Oilman está na mesma coisa.


Como tinha aquela rainha da Espanha, não sei se era da Espanha, a Maria Louca. Tudo que acontecia errado era culpa dela. Porque ela cometia atos, era doente mesmo. No meu caso também, mesmo que não tenha participado posso arcar com negócio no futuro.


Porque a pessoa convive com o Oilman há tantos anos que não imagina aquele. Ou tinha gente que achava o Oilman não um ícone de liberdade, de esporte, ou o que fosse um ícone de protesto. Você imagine o estágio mental de uma pessoa que está fazendo protesto por 15 minutos. Vamos dizer... Eva Perón. Na época que ela governava, existia algum problema político? Existia. Imagina alguém protestando contra ela por 15 minutos. Ele está alterado. Imagine por dez anos. É impossível, porque essa pessoa que estava fazendo o protesto passa a função para outro. Ela não vai agüentar.

Resumindo, o Oilman se comparou com: um psicópata, o presidente americano, o Tiradentes, um leão na savana, as espécies em extinção da Oceania, uma rainha da Espanha e com a Eva Perón. Aliás, esta última nunca governou o pais.

Nenhum comentário: