domingo, 20 de maio de 2007

Tangos & Tragédias contra Vampiro contra Curitiba


Este fim de semana vi uma peça expoente da minha terra natal. Tangos & Tragédias encerrou hoje uma série de três apresentações no Teatro Guaíra - maior teatro daqui de Curitiba. Apesar de Hique Gomes e Nico Nicolaiewsky se apresentarem como oriundos da Sbórnia, o espetáculo é permeado por elementos da cultura gaúcha. Em certo momento do espetáculo, ensinam como se diz "Bah", interjeição símbolo do Rio Grande do Sul.

A alegria e humor de Tangos & Tragédias tem pouca relação com o humor apreciado pelos baianos (gaúchos consideram que a Bahia é o que resta do Brasil acima de São Paulo). Absurdo e engraçado sem apelar para caricaturas fáceis.

Tangos & Tragédias é um dos muitos exemplos de produtos culturais oriundos do sul. Gomes e Nicolaiewsky trazem juntos os produtos da Sbórnia Records com mais arte do sul. Em contrapartida, Curitiba dá impressão de carecer deste tipo de iniciativa.

Hoje fui no mais curitibano dos teatros, o Lala Schneider, ver uma O Vampiro Contra Curitiba. Texto do tal Dalton Trevisan com direção de João Luiz Fiani e protagonizado por Marino Jr.. Se tivesse que fazer uma seleção teatral desta terra, estes seriam os escolhidos.

A obra é pesada, pessimista e visceral, como tudo que tem o dedo do vampirão Trevisan.
Este é um ponto de vista de Curitiba. Acho que faltam outras opiniões vir a público. Curitiba é a polaquinha, Nelsinho e mais. Onde estão os outros curitibocas? Só exportam morcegos nesta terra?

2 comentários:

Anônimo disse...

Ah! Gostaram da Sbórnia,né?
Tangos & Targédias em Curitiba...essa eu queria ver,esse povo tão elitizado e sério assistido esses dois Malucos vindos da Sbórnia...Mas,bah!Sera´que gostaram???

Abraços
Carina

Anônimo disse...

Quando essa dupla vem pra Curitiba novamente?