segunda-feira, 14 de maio de 2007

Exercícios ensinam a melhorar diálogos em texto


Este post se deve à troca de conhecimentos entre blogs - uma fofoca cyber cultural do bem. Ou não, como diria Caetano.

O recomendadíssimo blog do Alessandro Martins - livros e afins garimpou 12 exercícios para melhorar seus diálogos no Lendo.org.

No exercício escrito por André Gazola estão expostas uma série de elementos que se aplicam ao gênero da entrevista. A constatação que um diálogo é colocado dentro de um texto literário de maneira artificial é essencial. Sempre lembrando que entrevista é um diálogo (Curitibocas - Diálogos Urbanos, lembra?).

Martins acrescentou a escrita tortuosa de Dalton Trevisan que em certos momentos emula um diálogo transcrito sem filtros para a linguagem escrita.

Acrescento um dado no outro extremo de outra mídia. Os diálogos de filmes, que são absolutamente diferentes da realidade. Alguns diretores do Dogma 95 chegam perto de um diálogo crú. Quanto mais perto da realidade, mas espanta a audiência acostumada aos diálogos harmoniosos dos filmes.

Lembro-me quando meu professor de redação da faculdade de jornalismo ensinou que a imensa maioria das declarações entre aspas não são ipsis literis. Meu castelo ruiu ali. Depois fui entender que o processamento das declarações é a para o bem do leitor.

Entenda então que Diálogos Urbanos é mais do que simplesmente fazer as entrevistas e colocar no papel. Vai mais para lá do além disso, como diria Caetano.

Um comentário:

Anônimo disse...

Que projeto interessante deste blog! Cada dia encontramos idéias mais geniais, em cada canto dessa imensa rede!

Obrigado pela citação e, com certeza, feed assinado!

Abraços!