sexta-feira, 4 de maio de 2007

Sem apelação ou a que ponto chega um autor


Os leitores já devem ter se dado conta que nos preocupamos muito com a distribuição do livro. De minha parte, isso se deve a uma experiência traumática que tive.

Estava eu no segundo ano da faculdade empolgado com as aulas de economia e política. Gerson Lima era o professor. Minha animação foi se esvaindo ao longo da cursada. Lima apregoa a idéia que o governo deve imprimir dinheiro e distribuir para a população. Segundo o analista Alex Agostini, na época em que ele trabalhava na Global Invest e eu fazia a assessoria deles, essa idéia foi abandonada pela esquerda xiita no final da década de 70.

As aulas eram basicamente variações do mesmo tema. A tecla da distribuição de crédito era batida incessantemente. Meus protestos do fundão da sala foram em vão.

Como controlar a inflação que viria? A queda do investimento externo? A hiper-desvalorização da moeda? Não houveram respostas convincentes.

Política foi esquecida. Melhor assim.

Na última aula, senti um arrepio quando vi o professor entrar na aula com uma sacola. Projetou slides com soluções para os problemas brasileiros. "Tudo isso está explicado no meu livro. Ele custa 20 reais nas livrarias de Curitiba, mas hoje eu estou vendendo por quinze". Revelou-se assim o conteúdo da sacola. Ele sacrificou uma aula para comercializar seu próprio livro.

Quando eu vi uma fila de alunos na loja improvisada na mesa do professor, eu tive náuseas.

Curitibocas será comercializado sem golpes baixos.

69 comentários:

Omar disse...

Fiquei sabendo q eu te conheço do Sindicato dos Metalúrgicos, eita mundo pequeno, hem? hahaha...

Anônimo disse...

Achei seu comentário completamente injusto. Essa não é a idéia apregoada pelo professor, é óbvio. Você que não entendeu o que ele quis dizer. Ele quis na verdade fazer os alunos pensarem sobre a questão.
Aprendi muito com ele, fiquei orgulhosa de ligar na bbc e entender o que estavam falando.
Enfim, eu sei que você ainda ESTÁ no segundo ano, você não ESTAVA não.
Tudo bem, expor a sua opinião é válido, mas o fato de ele vender o livro em sala não obriga os alunos a comprarem. Eu fui uma que não comprei naquele dia, inclusive achei as aulas dele tão boas que pedi um livro depois. Enfim, eu sei que para você ainda resta 1 bimestre, então veja bem se as aulas dele são tão ruins assim...

Anônimo disse...

Me desculpe, confundi você com um outro João, então desconsidere a partir do antepenúltimo parágrafo.

Anônimo disse...

Achei seu texto agressivo e desnecessário! Quem é você para falar sobre o Gerson?? Um aluninho medíocre que acha que pode criticar um professor como o Gerson, que está o tempo todo disposto a ouvir os alunos e sabe como ninguém falar de economia de maneira simples, pra qualquer um ouvir. O cara tem mestrado em Paris, já deu aula em diversos lugares, trabalhou na casa civil... e agora vc quem é pra dizer alguma coisa??

João Varella disse...

Caros Anônimos:

Começa pela pergunta mais simples. Meu nome é João Varella e estou dando minha cara a tapa. Se eu sou do primeiro, segundo, terceiro ano ou formado pouco importa. E vocês, quem são?

Currículo não autoriza ninguém a cometer ator imorais ou estar acima da crítica. Se eu ver o Nobel de economia roubando um chocolate no supermercado, pode crer que é errado. “Veja bem, eu roubei esse chokito, mas eu sou Ph.D”

Acho que tive uma compreensão relativamente boa das suas idéias. Toda aula eu trazia material que ia de encontro às suas teses. Afinal, onde estão as respostas que coloquei no post?

O fato de vender o livro não obriga a venda, fato. Colocar mulheres nuas em horário nobre da televisão não obriga crianças a verem. Dar maconha para um indivíduo não obriga a consumi-la e assim por diante. Porém incentiva. A última aula que eu tive – não sei se foi a mesma de vocês, caros anônimos, foi um “especial meu livro”. Se o cara faz isso numa palestra, no problem. Agora na aula que poderia ser aproveitada com outros assuntos, faça o meu favor. Fazer “minha obra, minha vida” em horário pago (e muito bem pago, por sinal) para outras coisas é de doer.

Querem um bom exemplo de uma situação parecida? André Zielonka e seu trabalho. Exibiu os slides, falou de enquadramento, como foi e deu. Nada de fazer propaganda da escola de fotografia dele.

Agora ligar na BBC e entender o que falam basta saber inglês. Saber de economia tem que buscar em outras fontes. Aceito ir para o tronco se a maioria da classe aprendeu outros assuntos mais importantes e complexos do que a lei de oferta e demanda – bem antiguinha, aliás. Exemplos: como funciona o sistema de venda de energia no Brasil? Quais são e para que servem os órgãos reguladores da economia mundial? O que é uma ação PN no mercado de capitais? O que é o mercado de capitais? Como funciona a bolsa? Licitações?

Isso sem mencionar política...

Agora quanto à possível "injustiça" neste post, acho que vocês estão com uma leitura diferente. Foi simplesmente a minha opinião. Não custa nada levantar a moderação no blog e censurar vocês. O espaço está dado e, se acharem necessário, posso colocar em um post e abrir ainda mais a discussão.

Anônimo disse...

Claro, ninguém é obrigado a morrer de amores pelo Gerson Lima. Mas chega a ser patético e desnecessário você colocar um post no seu blog, com uma foto dele criticando a aula dele. Claro, o blog é seu, e você coloca o que quiser, mas o título "Sem apelação" é completamente contraditório com o texto. Patético e medíocre, me desculpe.

João Varella disse...

Desnecessário não é, aja visto que fomentou uma discussão.

Se fosse um deputado vendendo perfume na Tribuna, os votantes iriam achar desnecessária a discussão do fato? Iriam desqualificar quem propôs a discussão?

"Sem apelação" seria contraditório se não houvesse a última vez. Contraditório não é sempre um erro.

Não precisa se desculpar pelo "patético" e "medíocre". Já disse um carinha: "posso não concordar com o que dizes..."

Anônimo disse...

Mas é necessário colocar a foto do cara em tom de "Wanted dead or alive"?
E como assim "Não custa nada levantar a moderação no blog e censurar vocês"?
Cara, vc teve a coragem de insinuar que faria isso pelo fato de outras pessoas terem discordado da sua opinião? Independente de terem se identificado ou não...abuso de poder hein meu velinho!!
Já dizia um certo presidente Yankee: "Praticamente qualquer um pode suportar a adversidade, mas se quiser testar o caráter de alguém, dê-lhe poder"

Cecilia Arbolave disse...

Depois dessa frase citada, João escreveu: "O espaço está dado e, se acharem necessário, posso colocar em um post e abrir ainda mais a discussão"

O fato de abrir mais a discussão é justamente contrário a tal abuso de poder.

Anônimo disse...

Você acha que é um gênio por ter escrito esse textinho aí? Pelo amor de Deus. Você pode até não concordar com o que o professor dizia, mas os termos utilizados para desmoralizá-lo só demonstram como você está longe de ter o caráter do Gérson. Pra mim esse texto só revela o quanto você é um NERDS que quer aparecer. Quem teve náusea fui eu ao ler: "Meus protestos do fundão da sala foram em vão." Lógico que foram em vão. Como se você fosse grandes coisa pra protestar.

Sua comparação entre Gérson Lima e um Ph.D roubando um chokito é simplesmente ridícula. Títulos podem não significar muita coisa mesmo, mas não é isso que torna o Gerson um homem de respeito, e eu posso garantir.

Não concordo com as idéias dele muito menos com o Zieloka, que pra mim é o maior egocêntrico do mundo. Mesmo assim, em momento algum me sentirei no direito de ofendê-los assim. Entenda: Você não o criticou, você meramente falou mal dele.

Eu tiraria o chapéu para sua crítica, se no texto: você não tivesse se achado superior, não tivesse tratado o professor como um criminoso e não tivesse julgado as intenções dele. Um bom Gentleman dá um tapa de luva e não precisa fazer uso de termos exacerbados. Espero não ter parecido agressivo, nem ter ofendido. Foi apenas minha humilde opinião.

Anônimo disse...

Minha crítica reside no fato de ele simplesmente cogitar "censurar" os anônimos... o resto que ele escreve pouco me interessa, nada a comentar. Diria que foi uma ameaça, se não por qual motivo ele digitaria isso?

João Varella disse...

"NERDS", "quer aparecer", "maior egocêntrico do mundo", entre outras são dignas de um gentleman de pedigree. Um nerds que quer aparecer e é pouca coisa não deve desmoralizar. O teu discurso é válido só para um lado aqui.

De novo caímos no "quem é você para falar de tal pessoa". Já tratei disso, não quero ficar repetitivo. Até que surja um argumento novo nesse quesito, fico com o meu.

Por enquanto, apenas sua "garantia" surgiram de argumento válidos da integridade do Gérson - não que ela esteja sendo posta em julgamento, mas vocês estão levando à esta discussão. Vindo de um anônimo, tal garantia se perde no vazio.

Você não me ofende. Nem chega perto disso.


Gabriela:
A prática da moderação é muito comum nos blogs. Essa tribuna é e sempre será livre para todos. Eu disse isso para demonstrar que minha postura não é injusta. Ao contrário.

Engraçado que a maioria aqui, ao ver algo de ruim, parece desmerecer o resto. Não gostou do post, ok. Agora começam a criticar tudo e qualquer coisa de maneira sistemática.

Uso um exemplo com o próprio Gérson. Não gostei da atitude dele? Evidente que não. Porém, quando tive a oportunidade de produzir e apresentar um programa de rádio, entrevistei ele. Ou vocês acham que eu vou promover uma "caça ao Gérson" e escurraçar ele de todas as redações que eu entre?

Anônimo disse...

1) ser comum não significa necessariamente ser correta;
2)Ao citar isso você demonstrou que cogitou, ao mínimo.
Mas a discussão obviamente não é essa e eu também não quero me apegar aos detalhes. Sou apenas uma leitora aleatória e curiosa com relação ao livro "Curitibocas"(isso não é?)e que achou que o "moderador" talvez estivese querendo atacar de dono da verdade: "Não gostei do comentário dessa gente, censura neles"...meio anos 60 essa idéia não concorda?
Mas essa foi a minha interpretação e é isso aê...
Já na polêmica "Gérson", sinceramente...
Aos "postantes" - se identifiquem, estão com medo de perseguição política?
Ao "moderador" - sua "crítica" é sua crítica, mas definitivamente foi meio, meio destrutiva.
Agora um conselho: atente um pouco aos erros de gramática, tem muitos em vários posts, mas essa é uma crítica construtiva!

João Varella disse...

Cara, eu não tenho mais como provar que nem cogitei e que simplesmente foi uma defesa. Careço de provas ou argumentos.

Tenho pavor de censura também. O editor da Meio & Mensagem foi demitido por fazer uma crítica ao Octávio Frias, da Folha.
O livro do Robertão também, mas por uma questão comercial (acho).

Sobre os erros de gramática você pode não acreditar, mas em breve abrirei um post só sobre o assunto. Aguarde as devidas explicações ^^

Encerramos por hoje?

Cecilia Arbolave disse...

Melhor prestar mais atenção ao que está escrito. Moderar não é sinônimo de apagar comentários. Essa prática não foi feita neste blog, caso se não ficou claro.

"Essa tribuna é e sempre será livre para todos. Eu disse isso para demonstrar que minha postura não é injusta. Ao contrário."

Os erros de gramática aparecem nos textos que eu escrevo. Sou argentina e meu português ainda tem pontos fracos. Mas por isso devo deixar de escrever?

Anônimo disse...

Serio Varella, só tenho uma coisa a dizer: lamento muito por você. Você é o tipo de pessoa que ACHA que sabe alguma coisa... eu apenas sinto muito por você. Realmente você tem muita moral para criticar alguém como o Gerson.

Anônimo disse...

Meu querido, muita calma nessa hora!
Como disse, meu post era uma crítica construtiva e se vc está jurando de pés juntos que não cogitou censurar essa galera anônima, bom pra você, eu só estou colocando a primeira impressão que eu tive do seu comentário...quem deixou ambíguo foi você e não eu.
Veja desta forma: se você escreve alguma coisa para outros lerem, consequentemente está sujeito a este tipo de comentário...e acho ótimo que você se justifique frente seus leitores, um feedback é importante, porém essa arrogância com o "Encerramos por hoje?" acaba de detonar todo e qualquer respeito que eu tive por este projeto.
Decepcionante!
Mais uma resposta grosseira e eu vou começar a achar que você está de má-vontade com o público de seu blog e futuro livro.

João Varella disse...

Gabriela:

Óbviamente que me preocupo com os leitores. Do contrário todo o feedback que recebemos e consideramos - conforme explicado na entrevista cedida hoje -, SERIA desconsiderado. Atenção: Condicional, nem cogitei desconsiderar.

Fato é que tanto me preocupo que todo vez que recebo notificação de post venho aqui dar as devidas explicações. A tentativa de dar um ponto final é pela absoluta falta de foco da atual discussão. Parece que em breve vamos cair no nada.

Se você quiser achar que tenho má vontade perante ao futuro público do livro (oba, sinal que vão ler/comprar!) eu realmente acho que já dei provas suficientes.

Este post é mais uma.

Anônimo disse...

João na verdade é assim minha opinião é que vc ta certo no cara não pode usar a aula pra poder vender o livro..... se ele quer se auto promover ele tem que usar os meritos que ele tem como professor até por que ele tava numa sala de aula e ate onde me costa lá vc está para aprender e não vender ainda mais livros de autoria propria
2) o blog é seu e vc coloca o que quiser nele se as pessoas acham ruim o que vc ta fazendo ou escrevendo elas que não leiam se elas não tem ideias que não postem, e na verdade é assim elas devem estar gostando por que tão lendo ...

Apartamento Itacorubi disse...

Hum.... interessante a defesa ao professor de fotografia... talvez o professor que mais se esforça para doutrinar os aluninhos, que condena tudo que não for fotografia, por que, se você faz jornalismo e não é fotógrafo, com certeza você "só quer aparecer".

Uma coisa que já foi dita, mas acho que vale um adendo: ninguém foi obrigado a comprar o livro do Gérson, certo? Certo! Ele nunca cobrou o livro em nenhum tipo de atividade que valesse nota, aliás, ele nem é muito ligado nessa coisa de nota. Então, acho que a atitude dele não pode ter provocado "náusea", a menos que vc tenha comido o chokito roubado pelo tal super doutor. Segundo, quer criticar as idéias dele? Aprofunde-se nelas e faça isso da forma correta. Aliás, você leu o livro? Qual seu grau de formação/ entendimento em economia e quem além do tal Alex Agostini disse que "essa idéia foi abandonada pela esquerda xiita no final da década de 70"?

Ps: querida Graziele, se vc usar pontuação no seu texto, nós poderemos compreendê-lo melhor...

Anônimo disse...

Anelise querida se vc acha ruim, como eu disse não leia.... mas como se usa muito no meu trabalho.... o que importa não é o que vc acha ou interpreta é o que eu escrevo e entendo... e olha te digo não sou muito de palavras mais pelo que to vendo aqui vai virar baixaria não me custa começar ela.

Anônimo disse...

Vim aqui porque me disseram que tinha um texto metendo o pau no Gerson. Só queria dizer que me decepcionei ao ver a mediocridade do que estava escrito. Tudo o que vi foi um cara que se acha tão culto e superior que chega a ser boçal, arrogante. Quanto ao seu livro... O dia que eu for ler um livro seu quero que minha família me interne. Já perdi tempo demais da minha vida lendo esse seu textinho sem vergonha. Um conselho: Tome cuidado ao utilizar alguns termos como "senti arrepios quando ele entrou na sala" você pode ser mal interpretado.

Anônimo disse...

Cecília, não me referia aos seus posts, vi que era estrangeira e, para não acharem que eu estou aqui para descer a lenha em vocês: para quem não tem o português como língua-mãe você escreve muito bem. E sim eu já reparei que não existe censura no blog de vocês, mas talvez a barreira da língua a tenha impedido de compreender que eu achei o comentário de seu colega insinuador demais.
João, não se ofenda com meus posts, você pode ter certeza que a intenção da minha participação foi meramente construtiva.
E na realidade, acho ótima essa discussão, existe algum motivo para considerá-la ofensiva e ruim? Se sucita discussão é pq algum efeito surte nas pessoas, é ou não é esse o motivo do projeto de vocês? Digo da minha parte pelo menos...
E gostaria de deixar claro que essa não é uma discussão que deve ser levada pro lado pessoal, acredito que todos aqui são profissionais e adultos o suficiente para saber disso.

Anônimo disse...

plaiboyzada da puc... se matando... hahahaha... pensi q podia vender tudo na puc... só tem maconhero e cherador... hahahahahah

morram

Anônimo disse...

Parabéns Gabriela vc foi a pessoas mais sensata aqui até agora... e sobre não levar pro lado pessoal infelizmente não tem como, pois como estão defendendo um professor eu estou defendendo um grande e inteligente amigo. mesmo assim Parabéns Gabriela.

Giulianna Santos disse...

Quando eu disse "sem apelação", me referi não à atitude do Gerson, mas à sua.

Anônimo disse...

"o que importa não é o que vc acha ou interpreta é o que eu escrevo e entendo" ahahah Legal essa frase. Escrever para não ser compreendida. Você é poeta?

Anônimo disse...

Obrigada Graziele. Mas tenho de discordar com você com relação ao "lado pessoal", por mais que vc defenda seu amigo e estes anônimos defendam um professor e os moderadores do blog se defendam, todos estão errados, pois ao invés de discutirem e levantarem pontos mais interessantes, fecham o pau e perdem a razão...

Tércio Saccol disse...

Desconheço a figura do professor, e, como acredito cegamente no João, só posso avaliar duas coisas: a venda do livro em sala de aula e os argumentos econômicos estapafúrdios dignos de um pseudo-estudante que carrega livros ao invés de estudar durante a faculdade. Não vi desrespeito na crítica, embora tenha o identificado em inúmeros comentários. É anti-ético sim promover através da atividade de educador um outro sustento qualquer, ignorando o real sentido do ensino superior, especialmente no jornalismo. E se PHD ou Doutorado fosse sinonimo de inteligente, não haveria aberrações nas universidades como pude perceber - e nem estou falando do caso em questão. Titulação nunca garantiu - nem garantirá - boa argumentação, consistência nas asserções e qualidade na didática. Denis Ronsenfield é professor da melhor universidade federal do sul, por exemplo, mas nem ele deve se levar muito a sério.
A crítica é válida e não confundam suas predileções didáticas com a defesa da ética. Afinal, o bom senso deve prevalecer no jornalismo

Anônimo disse...

no que diz respeito ao conhecimento técnico do professor, não tenho condições de comentar.

Porém, quanto a vender livros em sala de aula fica parecendo venda instruída... rs

na boa, não creio que ele precise fazer isso.rs

deixa pra lá.

Anônimo disse...

O a gete sabe disso Gabi se me permite chama-la assim, só que na verdade as pessoas esqueceram que como vc disse temos que expor opiniões eles só criticaram o joão até agora, e eles estão defendendo o tal professor, na verdade se me permite a satira esse povo deve ser aluno dele e estão precisando de nota ou ganharam o livro pra defender ele, mas com paz e calma chegaremos ao consenso, me desculpe a falta de acentuação, é que eu sou sindicalista e tenho que faz jus ao que o povo acha do lula. mas to aprendendo com força de vontade... Me perdoe as brincadeiras mas é pra ver se eles mudam o assunto e deixam o joão em paz.

Anônimo disse...

Obrigada mais uma vez pelo comentário Graziele. Admiro sua força de vontade, não desiste mulher! Pode chamar de Gabi sim!
=D

Anônimo disse...

Valeu Gabi.... sobre a acentuação na verdade to no trabalho e tenho que escrever muito rapido e acabo esquecendo.... mas tenho muito que aprender com certeza e um dos meus professores é o João.

Anônimo disse...

Você trabalha em qual sindicato?

Anônimo disse...

João...
Concordo plenamente com seu posicionamento... é na liberdade de expressão que se fundamenta a sociedade moderna. Apesar de alguns que ainda tentam implantar a ditadura e a repressão.
Etica profissional é a Base do sucesso de qualquer profissão... Seja ela qual for... e o fato de ele possuir acesso a pessoas "consumidores em potencial", não quer dizer que ele o tenha que fazer em sala de aula.

Anônimo disse...

Gabi eu no sindicato dos metalurgicos da Grande Curitiba,

Anônimo disse...

Ahhhh legal! Mas o que vc faz exatamente ai? Se me permite a pergunta!
=D

Anônimo disse...

eu trabalho no Departamento de saude e segurança do trabalho e faço assessoria de diretor. e vc faz o que?

Anônimo disse...

Faço jornal! Foi por um email que fiquei sabendo do projeto deles! Assessoria de imprensa?

Anônimo disse...

não de assuntos previdênciarios e trabalhistas, venha até o sindicato conhecer nosso trabalho aposto que vc vai adorar. vc é nossa convidada

Apartamento Itacorubi disse...

Desculpe Graziele, eu não quis ofender e muito menos partir pra baixaria, como vc disse que poderia acontecer, é que realmente eu não entendi a maior parte do que vc quis dizer, não é nem questão de concordar ou discordar, é questão de não compreender mesmo. Acentuação ateh naum tem problema, pq dá para entender a maioria das palavras mesmo sem os devidos acentos, agora sem pontuação as coisas ficam meio confusas...


"na verdade se me permite a satira esse povo deve ser aluno dele e estão precisando de nota ou ganharam o livro pra defender ele, mas com paz e calma chegaremos ao consenso, me desculpe a falta de acentuação, é que eu sou sindicalista e tenho que faz jus ao que o povo acha do lula"

A maior parte das pessoas aqui não está defendendo em absoluto a pessoa Gérson, mas sim a forma como a crítica foi feita. Eu sou contrária à crítica feita pelo João, mas assim como ele não concordo com todas as teorias do Gérson. Eu, sinceramente, acho que não chegaremos a um consenso a respeito do tema, e no final das contas isso é bom, pq cada um tem o direito de ter a opinião que quiser e expressá-la como bem entender, não é esse o barato da democracia? E por último, eu sempre fui a favor do Lula, só não votei nele pq estava fora da minha cidade, e não entendi a sua relação entre o que o povo pensa do Lula com escrever errado...

PS: Sinto muito pelos anônimos presentes nos comentários. Ninguém precisa ter vergonha da própria opinião, como mostraram o João, a Gabi (Gabi, é vc mona?), a Giu, a Graziele, entre outros.

Anônimo disse...

Bixa sou eu!!!Arrasou! =D, tô fazendo umas amizades por aqui!

Para grazi:
Poxa, adoraria conhecer!!!Nunca estive em um sindicato, seria bacana ver como funcionam as coisas por aê!!Valeu pelo convite!! É impressionante cmo você pode conhecer pessoas simpáticas em lugares inusitados!!

Apartamento Itacorubi disse...

Oi Ga!!! Tá achando que isso eh o Second Life, bixa? Uhauahuahua!

Anônimo disse...

Acompanho esse Blog por acha-lo inteligente e ousado,no entanto,vejo que talvez alunos despreparados cursando jornalismo,ficam chocados com uma crítica banal referente a aula d um d seus professores.Será q Gersom ,o professor em questão ficou tão ofendido? Ou com bom humor entende críticas e reconhece que apesar do nosso salário(também sou Professora)esta abaixo do que deveria não é aconselhavel comercializarmos nossas idéias,seja ,através d livros ,dvds,etc,em horário d aula.
Bem,na verdade perece-me q esses tais defenssores ferreinhos do Professor,não passam de mentes suburbans e invejosas que nunca s deram o trabalho d s quer almejar um PROJETOficam no feijão e arroz defendendo o obvio p não haver comprometimento.
Quanto aos dois jovens jornalistas tenho a dizer q quanto mais as pessoas comuns nos agridem ,mais destaque estamos tendo. Parabéns,continuem sem calar suas idéias!

Mara Núbia

Anônimo disse...

Olá anelise , você não me conhece, sou companheira de trabalho e grande amiga da Grazi, espero tentar fazer você compreender a ligação que a Grazi falou sobre o que o Povo pensa do Lula.
Trabalhamos no Sincicato dos Metalurgicos, e como você bem deve saber, o lula é o grande líder do movimento operario Metalurgico, a unica diferença é que ele é ou foi da CUT e nós somos da Força Sindical. Mas o que vem ao caso é que, nosso excelentíssimo Presidente perdeu muitas eleições pelo fato do "Povo" o considerar analfabeto, porem quem realmente conhece sua história sabe que isso não é verdade. A ligação é... o analfabetismo do Lula, com os erros de português, ou sem acentuação e o fato de ambos defendermos os Metalurgicos.. indepentemente de central sindical ou visão Política.

Anônimo disse...

Pois é, eu e a grazi nos trombamos e estávamos trocando umas idéias!
João, vc precisa abrir um post para que as pessoas se conheçam...ahahahahaha, só de relacionamento!

Anônimo disse...

Não conheço o professor Gerson e por esse motivo, acredito que estarei sendo um tanto quanto imparcial ao tecer meus comentários. Tão imparcial quanto aqueles que criticam o João e que, assim como no meu caso em relação ao professor, não devem conhecê-lo tão bem.
Esses que o crucificam por “desqualificar” o Gerson, fazem o mesmo quando dizem que o João é “apenas um aluno do segundo ano”, como se nunca tivessem passado por tal período. Faça o que eu digo mas não faça o que eu faço. O taxaram de “medíocre”, “aluninho”, “nerds”, etc, porém, nem se dão ao trabalho de identificar-se. Esses devem ser os “veteranos super-populares”.
Acho realmente que o Varella cometeu um grande erro afinal de contas, quem é ele para protestar??? Se ele não tem um acentuado nível de popularidade ou de $$inteligência$$ como alguns dos críticos acima, tem mais é que se reduzir a sua insignificância. Esses devem estar na universidade procurando um passatempo e não um aprendizado.
Não duvido das qualificação do professor Gerson entretanto, alguém com tantos méritos não deveria se dar ao trabalho de vender o seu “peixe” em sala de aula, especialmente em horário destinado à mesma.

Apartamento Itacorubi disse...

Obrigada pela explicação Sheila, simples e perfeita.

Apartamento Itacorubi disse...

Identificados até o momento:
João
Cecilia
Giulianna
Sheila
Grazielle
Mara Núbia
Jean
Tercio
Eliseu
Mais alguém?

Anônimo disse...

Jean, não acho legal também você presumir qualquer coisa sobre os anônimos!
Repito, independente de terem se identificado ou não, vc não sabe a motivação deles pra escreverem, seja lá o que for.
Acho que esta discussão de quem tem razão, quem é quem, quem tem grana ou inteligência, não cabe...
Ironizar a discussão tb não é o caminho...

Scheila, amiga da grazi: diga pra ela que ela é um amor!ahahahahaha

Anônimo disse...

Meu Deus...diz q não li isso! O que é uma CRIATURA defendendo o tal professor capitalista,porque o mesmo tem CURSO em PARIS?
Odeio pobre ficam estasiados c qualquer curso no exterior.Credo!



Moacyr Cezar

Anônimo disse...

Errr...eu né ane!
ahahahaha

Apartamento Itacorubi disse...

Oi anônimo, vc conhece o gabarito das coisas que são discutidas na Universidade de Paris? Ele não tem um curso, ele fez um trabalho, defendeu uma tese lá, e essa é uma oportunidade muitoooo legal de expandir os domínios e pontos de vista de um trabalho, assim como é legal poder ter orientadores da USP ou da Unicamp e defender uma tese nesses lugares. Não é pq a Universidade em questão fica em Paris, mas sim pq é um centro de referência em diversas áreas.

Apartamento Itacorubi disse...

ops, foi mal Gabs ;)

Anônimo disse...

Gabriela
Realmente, não sei a motivação mas é fácil de se imaginar. Não estão aqui para levar uma discussão a sério e sim, para encher o saco, fazer barulho, alarde, apenas isso! Não vi nada de construtivo sair dos anônimos até agora. Apenas ataques pessoais. Não é uma questão de ter razão ou não Gabriela e sim, de ter bom senso. Quer fazer bagunça, vai pro bate-papo. Acompanho desde o começo a criação deste espaço e posso garantir que isso não é brincadeira, é um projeto cujo qual o João e a Cecilia estão trabalhando duro. Um reclamante sem nome acaba em uma reclamação sem legitimidade.
E pra terminar, ironia é ótima para se lidar com determinadas “palhaçadas” haha

Anônimo disse...

Anelize,sim mais alguém a tua Mãe q saiu ak s ksa agora...
Vai t trata Lok,inveja MATA!

Anônimo disse...

Anelize,ou tu ta muito mal na cadeira ou tem uma quedinha por Dinossauro,ou pensa q o Veio vai t levar p da uma Banda na Europa,HAhahahahahahahaha
Saburbana é FODA!

Luane Souza

Anônimo disse...

as pessoas têm de ter liberdade de expressar o que pensam em todas as situações. Acho que o João se sentiu lesado como aluno e tem o direito de não concordar com as idéias do professor em questão, afinal, sala de aula não é livraria!!! Sala de aula é para as pessoas aprenderem, trocarem informações e experiências, mas tudo pertinente aos temas em questão!

Anônimo disse...

Um comentario é um comentario, a Internet é livre, para fazer a analise do que quiser sobre o que as pessoas quiserem...

Claro,Assim como o João julgou o professor dele pela atitude, vcs o estão julgando, enfim...Por isso que eu não julgo as pessoas...

Acho que o ponto que ele quis atingir foi que..ele não faria aquilo, achou uma atitude de certa forma incorreta e prefere não vender um livro a fazer isso..é a opinião dele, ponto

Conheço o joão possivelmente a mais tempo de que todos aqui, e isso não me faz automaticamente ficar do lado dele, sempre disse a ele que achava seus textos "acidos"
mas realmente acho que não foi a intenção dele...ele pegou pesado..mas não quis "colocar seu professor na cadeira eletrica" ele discorda ponto

Ultima analise: Uma pessoa que não se identifica não tem direito de julgar a outra...É facil dizer suas opiniões sem por a "cara p apanhar" o joão ao menos teve coragem...

João Varella disse...

"João, vc precisa abrir um post para que as pessoas se conheçam...ahahahahaha, só de relacionamento!"

Post não tem, mas tem comunidade: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=30449335

Você encontrará Grazi, Scheila e grande parte dos old school deste blog.

Anônimo disse...

Opa...vou entrar!!!
Obrigada!
=D

Unknown disse...

Não conheço o cara, mas concordo contigo. Provavelmente você não entendeu muito bem do que se trata a tese do cara, mas isso não vem ao caso. Como você disse: independendo dele ser um mendigo ou um Ph.D, usar o tempo de aula - pelo qual você paga - pra fazer propaganda, é simplesmente inaceitável.

Cabe um /report as bogus.

João Varella disse...

O que é um /report as bogus?

Apartamento Itacorubi disse...

"O que é um /report as bogus?"

acho que eh tipo o "denunciar do orkut", não é?

Apartamento Itacorubi disse...

Anônimo: apelou = perdeu!

Cecilia Arbolave disse...

"Report as a bogus" no Orkut, eu sei. Nao sei como fazer no blog...

Anônimo disse...

"O cara tem mestrado em Paris, trabalhou na casa civil... "
grande M......
a sociedade burguesa está falida mesmo

Unknown disse...

Não estou falando de reportar o Blog. Vê se tem algum jeito de denunciar o professor por fazer isso... Sei lá.

Por aqui a gente já tinha no mínimo encaminhado um abaixo-assinado pra reitoria, ou algo do tipo.

Ou não.

João Varella disse...

As preocupações da PUCPR são outras. Nível acadêmico não é prioridade.

Acredite, já testemunhei cada coisa por lá...