Curitibocas Fotos e Fatos
O Curitibocas ganhou um espaço generoso no site Fotos & Fatos da minha grande companheira Priscila Farias. A matéria também serve para aqueles que estão ainda meio perdidos com toda essa história.
Segue a matéria:
Livro reunirá entrevistas com personagens curitibanos
Universitários contam com apoio dos internautas para a publicação
Curitiba carece de um livro que explique seu microcosmos. Essa constatação é uma das inspirações dos estudantes de comunicação social João Varella e Cecilia Arbolave para o livro Curitibocas – Diálogos Urbanos. Os dois entrevistaram 17 personalidades de Curitiba – desde conceituados artistas plásticos à curitibanos desconhecidos do grande público. O livro trará todas estas entrevistas inéditas, que juntas formam mais de 50 horas de gravações.
O nome do projeto é temporário, mas parece ter ganhado a aprovação dos futuros leitores. Os autores lançaram um blog, o http://curitibocas.blogspot.com, onde atualizam diariamente com notícias do andamento da publicação. O sítio foi criado em há menos de duas semanas e já conta com mais de mil acessos. Em breve serão colocados trechos do livro e áudios originais das entrevistas.
Outra fonte para conhecer as opiniões do público é a comunidade no Orkut Eu Apóio Curitibocas (http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=30449335). Nela estão reunidos simpatizantes e divulgadores do projeto.
Os autores fazem segredo sobre a lista de entrevistados. Algumas pistas foram dadas no blog, que já fez menções ao líder do Blindagem, Ivo Rodrigues, o personagem urbano Oilman, o multi-artista Joba Tridente e o miniaturista Hélio Leites.
Apesar do projeto estar em estágio avançado, ainda não tem uma editora. O projeto será oferecido a partir desta semana para empresas que tenham publicações com o mesmo perfil do projeto.
Os autores
Os escritores não são curitibanos. Arbolave nem brasileira é. Ela vem da Argentina e está em Curitiba em intercâmbio. Já colaborou para a Revista Haciendo Cine, uma das maiores referências do gênero. Atualmente faz um estágio de observação no jornal Gazeta do Povo.
Varella é mais próximo de ser um “curitiboca”. Gaúcho, mora na cidade há cinco anos. Trabalhou em diversas assessorias de imprensas e veículos de comunicação da capital paranaense.
Juntos ganharam o conceituado prêmio argentino Proyectando Valores 2006 com um ensaio defendendo a qualidade da televisão. Em comum ambos tem o gosto pelas entrevistas longas e profundas. Eles prometem que os bate-papos serão apresentados de maneira suave e fluída.
Na foto: João Varella com Cecilia Arbolave , os idealizadores do Livro Curitibocas – Diálogos Urbanos
Também a primeira vez que colocamos uma foto nossa aqui.
4 comentários:
Legal o curitibocas:
Mas afinal o que é um curitiboca ou CURITIBOBOCA? Sei que a cidade esta cheio deles, que existem existem, sinto a presença deles em todo canto - mas seria legal defini-los, tipifica-los.
Parabéns pelo blog...
Visitem-nos em
http://blogdomariomello.blogspot.com
Mario
Curitiba-Pr
Até q são bem bonitinhos,estava curiosa em visualiza-los,dois forasteiros tão inteligentes e fazendo coisa q até agora nenhum CURITIBANO sa atreveu mexe com a curiosidade alheia.
Ah! E além d inteligente esse João é um gato...s tiver noite d autografo comprarei varios exemplares...Parebéns!
ler todo o blog, muito bom
Postar um comentário