domingo, 8 de abril de 2007

Impossible is nothing

Já varias pessoas nos preguntam sobre o surgimento deste projeto. Tanto os entrevistados quanto os potenciais leitores do livro ficam intrigados em saber qual é a nossa motivação. Como este blog serve para comunicar o mais possível tudo o que se relaciona com a evolução do projeto, o lógico é explicar a gênesis de Curitibocas.

O ano passado, aproximadamente perto destas datas, a dupla Varella/Arbolave começou a escrever um ensaio para participar num concurso da CAA (Camara de Anunciantes Argentina). Os três meses de trabalho deram sus frutos. Em outubro João Varella voltou a Buenos Aires para receber, junto com Cecilia, o primeiro prêmio (equivalente a 6000 pesos). Ver ensaio em Depósito Mirabolante.

Logo do sucesso em Argentina, a dupla decidiu ampliar os desafios e começar um novo projeto, mas esta vez no Brasil.

A continuação transcribimos dois emails de novembro de 2006 que mostram os momentos da gestação do projeto. Nota: a gente se comunica em espanhol, alias, os emails vão estar nessa língua.

"Se te ocurren personas para entrevistar?? La respuesta me imagino que es SI asique empezá a largar nombres y yo más adelante, ya en Curitiba y sin cosas de la Austral que hacer, me pongo a leer e investigar.." Ceci, 7 de novembro de 2006

"Si, tengo una lista grande de ideas para los curitibocas. No sé si es tu idea, pero acá hay un espacio bueno para trabajar personajes urbanos. Me explico: acá existe gente muy tradicional y famosa de la ciudad que son conocidas por las calles, no por estar en los medios. (...) Por supuesto que también existen los que son re interesantes pero no son ni un poco famosos." João, 8 de novembro de 2006

Até março a gente foi pensando o projeto a distancia. Enquanto os dois chegamos a Curitiba, já o livro tomou forma rapidamente. Em um mês fizermos um 80% das entrevistas, começamos com a desgravação e contatamos algumas editoras.

O caminho ainda é longo, mas a idéia já está bem consolidada. Não vamos parar até ter o livro nas nossas mãos e dizer, seguindo o slogan da Adidas: "Impossible is nothing".

Nenhum comentário: