terça-feira, 10 de abril de 2007

Degravação total

Tela padrão quando estou degravando


Acabei de degravar a entrevista com o multi-artes Joba Tridente. Foram quatro horas de bate-papo que resultaram em três dias de trabalho para colocar em forma de texto. Digita, digita, perde o fio da meada. Dá Alt+Tab, muda para a tela do Windows Media Player, volta um pouco, dá Ctrl+P para pausar. Volta no Word, digita... um trabalho pouco empolgante.

Ao contrário do que 100% dos jornalistas competentes fazem ao entrevistar, não anotamos os tópicos da conversa. Isso economiza tempo na hora de degravar para os meios que tem uma limitação de espaço. Um livro aceita muito mais.

Claro que temos certos critérios. Retiramos as redundâncias, as partes confusas e o desinteressante. Isso eu tiro na hora que escuto as gravações. Um novo filtro se dará na próxima fase, quando começarem as edições das entrevistas. A pura transcrição da fala não dá certo no papel. os entrevistados retomam assunto do começo da entrevista, misturam temas, esquecem de frases no meio delas... coisas que todos nós fazemos sem nos dar conta. Mas ao fazer esse processo fica bem evidente.

Próxima degravação: Hélio Leites. Fique esperto que em qualquer momento vamos liberar trechos das entrevistas brutas e editadas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Efetivamente marquei presença no blog!
Abraço e sucesso meu irmão!!

Anônimo disse...

Coloquei link, procurei 5 coisas na pesquisa do google, cliquei nos links..e mimimi..
flw