terça-feira, 10 de abril de 2007

Manual para fazer um livro I

Um projeto de livro não é coisa simples. Ter a idéia está bem, mas tem que ter uma metodologia ou estrategia para lograr o objetivo. Tem muitos obstáculos ou pequenos desafios que vão aparecendo no caminho.

Em primeiro lugar, se está trabalhando em equipe, como é nosso caso, divida as tarefas. Seja bem claro neste ponto, porque poderá influenciar muito no trabalho.

Em segundo lugar, faça um cronograma. É mais fácil visualizar a temporalidade do projeto e das diferentes fases dele. Agora, por exemplo, nós estamos finalizando a parte de entrevistar os personagens para passar a desgravação e edição dos textos. Também começa a parte mais dura: o contato com as editoras.

Em terceiro e último lugar, seja o mais profissional possível. Qualquer detalhe tem que ser tratado com seriedade e atenção.

Por enquanto, estas são as minhas dicas. Na real, são pequenas coisas que a gente vai percebendo na produção deste livro. Como o título diz, é o primeiro módulo (percebasse o "I"), depois escreveremos mais algumas considerações...

Nenhum comentário: