segunda-feira, 16 de abril de 2007

Quem nós NÃO entrevistamos



Muitos dos que se informavam do projeto já disparavam algumas sugestões de entrevistados para o livro. Um dos nomes mais mencionadas foi o de Jaime Lerner.

Lerner é o grande urbanista da cidade, que refundou e transformou Curitiba no que é hoje em seu mandato como prefeito. Assim é a sua fama. Entrevistamos outro arquiteto, Key Imaguirre, que discorda totalmente do ponto de vista popular.

O motivo de havermos preterido o nome de Lerner é o seu envolvimento político. As entrevistas de Curitibocas tem um tom de descoberta. Nós evitamos pesquisar e esmiuçar a vida do personagem. Chegamos com o menor número de idéias pré-concebidas possível. Nessa condição, os políticos fariam do livro um palanque.

Por este mesmo critério, excluímos o nome do também ex-prefeito e "apaixonado" pela cidade Rafael Greca.

Houveram alguns que foram deixados de lado por outros critérios. A irreverente artista Kátia Horn seria uma excelente entrevistada, mas o livro já tem dois representantes do grupo artístico dela (Hélio Leites e Efigênia Rolim) e um aliado (Key Imaguirre). Acabamos optando por outro multi-artista, o Joba Tridente.

Os nomes de Valêncio Xavier, Taco X e Edson Bueno chegaram muito tarde aos nossos ouvidos. Não houve tempo hábil para marcar entrevistas. Houve um momento que tivemos que estancar.

Curitibocas não esgota Curitiba. Pelo contrário, amplia.

3 comentários:

Patrícia disse...

Não sou Bernardes,mas,sou fã da curiosidade jornalistica a essencia esta ai entrevistar não o obviu.Parabéns

Anônimo disse...

Entrevistar ex alkguma coisa e atual qualquer coisa ja mais do q manjado,deixem esses ex atual,seja la o q for fora dss livro,ja estamos fartos deles e d suas convicções.

Anônimo disse...

Ótimo, nada d políticos ja conhecidos e suas estrategias.