quarta-feira, 11 de julho de 2007

Update: a modificação da Língua Portuguesa


Meu game favorito é o Warcraft III - Reign os Chaos. Jogo ele desde que foi lançado, em 2002. Mas o jogo evoluiu desde seu lançamento. Recebeu 20 patches - pequenas atualizações que incrementam a competitividade. Sempre que aparecia um cheese - estratégia abusiva com claro desbalanceamento - os jogadores aguardavam um iminente patch que o coibisse.

Desde que comecei a trabalhar com jornalismo, sentia que havia algo errado com a gramática. Nas releituras e correções do Curitibocas batia o mesmo sentimento de espera por um patch. Infelizmente, o português não é mantido pela Blizzard.

Essa história de "X" e "CH", "S" com som de "Z", acento circunflexo, palavras iniciadas com "H", "SS" e "Ç" com som de "S", crase, desculpem os puritanos, mas são meros pinduricalhos que complicam e atrapalham a expressão. "Casa" deveria ser escrito com "Z". Não me venham com essa de "ah, mas estás propondo a diminuição do leque expressivo lusófono". Os vocábulos é o que contam e eles devem ser preservados, inclusive os mais arcaicos.

Acredito que muitos deixam de escrever textos longos e mais elaborados por essas dificuldades e uma suposta vergonha de escrever mal. Não estou me referindo à tratados complexos. Veja o caso da hiper utilização do informal scrap no Orkut ao invés do e-mail. Um tem toda a cara de chat com histórico permanente e exposto, enquanto o outro remete à idéia de carta. Detalhe: este, por mais que trabalhe com escrita, comete erros, como já escrevi antes.

O tal Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa que está para sair no final do ano se tudo der certo parece a oportunidade perfeita para limpar a língua. Mas o mote não tem a ver com o apontado no parágrafo anterior. O objetivo, igualmente válido, é a integração das nações lusofonas e facilitar a divulgação do idioma.

O patch é iminente, mas ele já pede nova atualização. No caso de um idioma, baixar e instalar uma atualização demanda mais esforço. A oportunidade não pode ser desperdiçada.

*****
ps: críticos e inimigos do meu coração, eis um prato cheio. Games e gramática é uma mistura indigesta. Imprima, dê risada e coloque ao lado do vudu reservado à este.

Um comentário:

Anônimo disse...

João,tu é demais...Bjs,fk c Deus!