sexta-feira, 6 de julho de 2007

Livro que influenciou Curitibocas (ou não) 7

A jornada do escritor (Christopher Vogler)

Baseado no livro do Joseph Campbell, "A jornada do herói", Christopher Vogler faz o que eu considero um manual para escritores. Ele aplica as estruturas míticas (mais complexas no texto de Campbell) na construção de boas histórias e bons roteiros.

No começo descreve os diversos personagens que podem (e às vezes devem) aparecer - herói, mentor, aliados, inimigos, entre outros. Logo ele se submergi nas diferentes etapas da jornada do herói. É difícil resumir-las, mas é basicamente uma progressão de desafios aos que se o herói se enfrenta.

A leitura é leve e, graças aos exemplos de filmes clássicos, o conteúdo teórico fica bem claro.

Desde o começo nós não quisermos dar muita atenção ao personagem fictício de Curitibocas, Darcy. A razão era que ele é uma simples desculpa para conduzir ao leitor pelas entrevistas. Mesmo assim, acabamos escrevendo mais da parte fictícia do que planejamos.

O livro, "A jornada do escritor" teria sido muito útil se o foco fosse Darcy. Como a prioridade são as entrevistas, não é preciso fazer de Darcy um herói/heróina, e nos preocupar com o seu desenvolvimento. Seria interessante, mas confuso para o leitor.

Voltando ao livro, acho que vou aplicar os conceitos que o autor propõe no próximo projeto.
No entanto, no epílogo, Vogler dá um incentivo aos escritores. Ele afirma que a jornada do escritor é de fato a jornada do herói. As seguintes linhas me deram ainda mais força para continuar nesta fase final.


Mas não perca as esperanças, porque escrever é uma coisa mágica. Mesmo o simples ato físico da escrita é quase sobrenatural, na fronteira com a telepatia. Imagine só: fazemos algumas marquinhas abstratas num pedaço de papel, as marcas ficam ali dispostas numa certa ordem, e alguém do outro lado do mundo (ou dali a centenas de anos) poderá conhecer os nossos pensamentos mais profundos. Os limites do espaço e do tempo, e mesmo as limitações da morte, podem ser superadas.

Nenhum comentário: