quinta-feira, 12 de julho de 2007

Questão de olhares

Nesta semana na Cinemateca se exibe a Mostra Viver Juntos, ciclo de cinema francês. Desde a segunda-feira que os autores de Curitibocas se deleitam todos os dias com os filmes da programação.

A descrição da mostra explica: "Os seis filmes desta mostra revelam os sofrimentos, frustrações, ilusões e esperanças de uma juventude que sofre cada vez mais com a precariedade e a exclusão".

Os filmes me deram perspectivas diferentes que realmente mudaram minha percepção da França. Foram, em uma palavra, olhares que eu desconhecia dos franceses ou melhor, dos excluídos no pais europeu.

A ancoragem que eu faço da mostra com o livro Curitibocas - Diálogos Urbanos é justamente nos olhares que os filmes propõem. O livro apresenta diversas experiências dos protagonistas da cidade. Provenientes de distintos âmbitos, eles dão uma visão muito mais integrada do que é e que representa Curitiba. Tomara que provoque sensações similares das que eu senti nestes dias.

Nenhum comentário: