domingo, 8 de julho de 2007

Cine barato, sala lotada

Ultimamente temos conversado com João do interesse pela cultura do povo curitibano. Nós já fizemos um produto cultural, um livro, mas daí a questão é se vai ser consumido.

O conteúdo de Curitibocas - Diálogos Urbanos é, como colocam nos filmes, apto para todo público. A diversidade dos entrevistados atinge várias áreas e setores da sociedade, o que conseqüentemente despertará o interesse de diferentes leitores.

Bom, mas o ponto é se as pessoas vão realmente tirar dinheiro da sua carteira e investir num livro. Nosso termômetro para esta situação são as manifestações culturais em Curitiba as quais assistimos. João já citou o Ciclo de Cinema Argentino e hoje eu vou trazer mais um exemplo que dá um pouco de esperança (ou não).

Nos domingos, R$1 pode ser tornar uma grande oportunidade para assistir um bom filme. Esse é o preço dos ingressos do Cine Luz e a Cinemateca e hoje eu aproveitei a promoção e curti o filme "Nome de família".

Aconteceu o que não esperava. A sala estava lotada. Confesso que minhas expectativas eram baixas em relação ao público que iria assistir o filme. E me surpreendi. Este exemplo é mais uma prova de que há interesse pela cultura em Curitiba. Claro, não é o primeiro nem o último. Não estou subestimando à cidade, é só que estou mais atenta à assistência do público nos filmes, peças e exposições que eu vou.

Mas, em contrapartida, apresenta-se um novo desafio. A sala estava lotada porque o filme custava R$1. Se o fator monetário é a motivação das pessoas, qual será o sucesso de nosso livro, que pelas estimativas que já nos deram, custará entre R$30 e R$50?

Nenhum comentário: