domingo, 8 de julho de 2007

As dificuldades do crítico

Perdido na minha pilha de livro há quatro anos, comecei recentemente a ler "Diário de um Crítico", de Temístocles Linhares. Comprei os livros quatro e cinco da série de seis volumes que reproduz o diário pessoal de Linhares em 2002. Era um evento de confraternização da Central Press, assessoria de imprensa que estagiei, onde os funcionários traziam quinquilharias de casa para permutar. Infelizmente meu colega só trouxe estas partes.

Tive todo esse tempo de resistência para começar a ler o livro. Começar pela metade é ruim. Pior sem ter o final dele. Mas deixar um livro mofando na estante é pior.

Apesar de Temístocles Linhares ter sido um reconhecido crítico literário, seu diário tem uma boa variedade de temas. Um que tem muito a ver com o momento do Curitibocas começa na página 143, quando o autor faz uma viagem ao rio a fim de publicar um livro seu que está há cinco anos pronto.

Isso que se trata de um escritor de carreira, referência na sua área, metido em altos cargos da Universidade Federal do Paraná. A partir dessa página começa uma série de queixas com o mercado editorial brasileiro.

Depois de morto, a Imprensa Oficial reproduziu seus diários escritos à mão em 2.500 páginas sem nenhum esforço do autor.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ai q livro sem graça...
Teu sucesso,sera´logo e imediato,meu Amor!