segunda-feira, 2 de julho de 2007

Livro que influenciou Curitibocas (ou não) 6

Perfis: e como escrevê-los (Sergio Vilas Boas)

Eu pequei na leitura deste livro. Mas por justa razão, eu acho. O livro começa com uma série de dicas para à escritura. Por mais que eu já tinha lido sobre essas questões anteriormente, isso eu achei interessante e até muito útil.

Mas depois do capítulo teórico, vem vários perfis biográficos já publicados pelo autor na Gazeta Mercantil. Fiquei frustrada. Claro que sempre há um componente estilístico, no qual o leitor pode gostar ou não. Mas na minha opinião, os textos estavam desorganizados, e por mais que se tratavam de personalidades conhecidas para o povo brasileiro, deveriam explicar melhor a vida do personagem em questão. Eu, por minha condição de extrangeira e não conhecer de quem ele estava falando, ficava confusa.

Depois de ler alguns perfis, me decepcionei e pequei na leitura. Normalmente não deixo um livro pela metade, mas não gostei o que li. Talvez se tivesse lido o livro inteiro, minha opinião seria outra, mas preferi ir por outro caminho. Repito, achei muito boa a parte teórica do "Perfis: e como escrevê-los", só não os textos que seguiram.

Escrever é re-escrever, como já dizemos algumas vezes. E quanto mais lemos, melhores são nossas re-escrituras. Nas entrevistas de Curitibocas, editamos as entrevistas para que fiquem o mais claras possíveis, fazendo uma progressão tanto temporal como temática. Os temas ficam bem entrelaçados e a história de cada personagem esteja bem clara.

Nenhum comentário: