segunda-feira, 30 de julho de 2007

Ziraldo e o antro

Em meu último post, expliquei que tinha um preconceito bobo com blogs. Veja só quem parece dividir meu antigo sentimento:



Claro que este vídeo está fora de contexto. O jornalista João Paulo Pimentel não perdeu a chance de tirar isso a limpo e entrevistou o criador do Menino Maluquinho.

Gazeta do Povo – Em que sentido a internet é o “antro do débil mental”, como você diz no vídeo?
A edição do vídeo só pegou o começo da conversa de uma pessoa inflamada. Não retiro nenhuma daquelas palavras, que estavam contextualizadas no programa do Amaury Jr. Um antro é onde se reúnem as pessoas de má qualidade. E grande parte dos usuários da internet têm má-fé. Prova disso é o meu vídeo no YouTube. Só um débil mental faria isso.
(...)
Mas é claro que, ao chamar o internauta de babaca, você criaria uma controvérsia...
Não xinguei o usuário da internet e, de mais a mais, não existe “o usuário de internet”. Existe o torcedor do Flamengo. A internet não é uma instituição nem um clube. Isso é uma colocação que não faz sentido: “Olha, usuário da internet, o Ziraldo xingou você”.

Os blogs não podem ser encarados como ferramentas de escrita e leitura, principalmente num país que não costuma ler nem escrever?
As escolas deveriam incentivar os alunos a manterem blogs, mas existe o blog do exibido e o do reflexivo. Agora, a maioria dos blogs não convida à reflexão. É fofoca, é bobagem e com uma linguagem cifrada – feita por gente que não dominou a escrita. Não se pode chegar à internet sem passar pelo livro, mas é isso que está acontecendo.

Eu entendo o velho Zira. A internet dá poder para qualquer um sair disseminando mentiras e calúnias. A inclusão social na rede mundial no país foi da mesma maneira que acontece com todas nova tecnologia, ou seja, parte das classes altas e vai descendo conforme preços e tecnologia são facilitados.

A elite brasileira no Brasil é pouco educada. Não só passa batido por livros, como Ziraldo diz em sua última frase, como é ignorante na linguagem textual de maneira geral. Jornais, revistas, carta, gibi, recadinho de mural. Nada com mais de cinco frases coerentes é efetivo aqui.

Acho que agora faço parte do "antro de débil mental".


*****
Confira a matéria completa aqui. João Paulo Pimentel escreve também para o Blog Caiu na Rede.

Nenhum comentário: