terça-feira, 31 de julho de 2007

Uma noite na espera de e com Caco Barcellos


Caco Barcellos tem a profissão e competência que todos os jornalistas queriam ter. Uma matéria que mude o país depois de muita apuração e investigação é o grande sonho. Por isso também que ocorrem muitos erros graves na grande mídia, mas isso é outro papo.

O grande ícone do jornalismo romântico esteve em Curitiba ontem e, como escrevi aqui, deu muita dor de cotovelo. A palestra estava marcada para ontem às 20h, primeiro dia letivo do segundo semestre de 2007. Pela ocasião, os alunos do período noturno não tiveram aula.

Caco atrasou. Para conter os ânimos e expectativas do público, o jeito foi apelar aos jornalistas funcionários da RPC -a filiada da Rede Globo no Paraná. Dulcinéia Novaes foi a primeira a improvisar uma palestra.

Novaes é a cara paranaense na Rede Globo. Sempre que há uma matéria de relevância nacional, ela é quem mete a cara no Jornal Nacional.

Já no "boa noite" ela demonstrou um carisma arrebatador. Falava simples, sorrindo, com uma ou outra firula graciosa. Com o microfone na mão, dava pequenos passos no palco que preenchiam todo o espaço.

Na fala dela, nada demais. Falou o básico, como começou, a necessidade do repórter ser sintético, blá blá blá. Mea culpa do auditório, que disparava perguntas do quilate de "você prefere jornalismo impresso ou televisivo?".

Esgotada Dulcinéia Novaes, entra Mauri König. Ao contrário de Novaes, König é força bruta e vem do jornal impresso. Parece que fala com o cadarço do tênis. Mas se trata de um cara ganhador do Prêmio Esso de Jornalismo. Duas vezes. Tem histórias interessantíssimas. Mas parecia visivelmente incomodado na função de enchedor de lingüiça.

Quando finalmente chega o astro da noite, uma hora atrasado, a expectativa era que ele unisse a carisma de Dulcinéia com a profundidade de König. Não aconteceu. Perguntou em voz alta para si mesmo se "era para falar". Começou a engrenar passados 20 minutos de conversa.

Prato principal
Não vou aqui descrever toda a palestra, que girou em torno do "Profissão: Repórter" e de questões éticas do jornalismo investigativo. Só registro a opinião dos alunos no dia seguinte: "Médio". Se não fosse O repórter, seria "Ruim".

Duas coisas são altamente destacáveis na palestra. Primeiro, Caco declarou que se tiver que escolher trabalhar com uma equipe de talentosos ou de batalhadores, fica com a segunda. Coincido.

A outra é que Barcellos não considera matérias de declaração como jornalismo. O ranço é pelo seguinte: no jornalismo, uma declaração polêmica dependendo de quem seja, é notícia. Por exemplo, a entrevista com Roberto Jefferson que desatou o escândalo do mensalão. Para Barcellos, a reportagem da Folha de S. Paulo (que se não me falhe foi feita pela Renata Loprete) não cumpriu com bons preceitos do jornalismo.

E isso toca no cerne deste futuro livro. Afinal, declarações tem o seu valor? Segue no próximo post. Este está longo demais.

2 comentários:

MIRANTESUL disse...

Curitiboca vivendo em Floripa e a luta pelo meio ambiente. Visite:
www.mirantesul.blogspot.com

Anônimo disse...

Certain toffee is tough and regularly covered up found in
milk products cookies however in other cases and so for the smooth and soft and/or desperate that this
potion must be can be used other great snacks offerings exactly like Toffee Oatmeal.
Hone chrome fixtures * Beam enhance the people shoes through dabbing white wine vinegar making use of repairing publication and thus wipe down silver equipment.
Additionally, as well as the cup of joe formulating is often rudimentary minus a very espresso machine against this supplier.
But nevertheless, likely be operational with regard to the conceivable connected gathering wanting people who had who you likely has
an important link once you get started. Fibre
assists you to truly feel detailed that would implies that you simply won't eat on very much more that you ought to, which will help you to in losing weight.

Look into my blog: http://coffeemakersnow.com/