domingo, 10 de junho de 2007

De frente com o e-mail


As entrevistas cara a cara estão morrendo. O telefone já foi um duro golpe nessa modalidade - atacaram pelo viés da comodidade. O e-mail é a nova ameaça da tradicional maneira de se fazer uma entrevista. Rita Lee é uma que agora só conversa com jornalistas por correio eletrônico. Porém, este tem a ver com o controle da palavra dos entrevistados.

Ninguém gosta de ver a palavra deturpada. Jornalistas - como qualquer ser humano - cometem erros. Porém, quando erramos, todos os leitores embarcam no erro. Quanto maior o veículo, maior o tombo.

Quer ver um jornalista irritado? Primeiro diga que ele errou. Nosso ego aos poucos diminuem com a instituição da errata, mas a maioria ainda é daqueles que empurram para os outros a bomba. "Foi meu editor/fonte/revisor/diagramador/office-boy/sogra quem mudou meu texto". Outra maneira de fazer os jornalistas descerem das tamancas é pedindo (melhor: exigindo) para revisar a entrevista antes de ser publicada. Um sacrilégio.

A discussão é longa, mas os resultados desta briga são o distanciamento cada vez maior de entrevistadores e entrevistados. Pena. Rita Lee fazia ótimas tiradas. Amanhã eu volto com este assunto.

Um comentário:

Anônimo disse...

Rita Lee,na atualidade,nem por e-mail ,nem ao vivo,acabou,mas,ainda insiste em tentar ser polemica.Hoje,em dia não passa de uma Tia Velha muito sem conteúdo,com aquele Marido Mala que é outro Titio eternamente carregado...