quinta-feira, 28 de junho de 2007

Livro que influenciou Curitibocas (ou não) 5

Curitiba nas curvas do tempo (Anthony Leahy)

Os quatro posts anteriores desta sequência foram escritos pelo João. Esta é minha vez.

Antes de vir para Curitiba trouxe um livro que me deram de presente em outubro. Não sei por que esqueci de ler-lo. Ontem eu descobri que o autor era o já citado Anthony Leahy.

É um livro curto, de umas 60 páginas, que conta a história e evolução de Curitiba. Seguindo uma linha cronológica, mesmo tendo algumas idas e voltas, é interessante descobrir como foi constituída a capital paranaense. O suporte fotográfico ajuda a entender melhor os fatos históricos.

Tem várias curiosidades que eu desconhecia. Uma delas é o nome da revista O Sapo, fundada em 1898, que parece que foi escolhido em referência à enorme quantidade de sapos em Curitiba. Extranho, eu não vi um sapo desde que cheguei aqui.

De leitura rápida, "Curitiba nas curvas do tempo" é uma boa viagem pelos diversos fatos que formam parte da história de Curitiba.


* Anthony Leahy é Diretor-Editor do Instituto Memória e atualmente trabalha na Editora Juruá.

Nenhum comentário: