quinta-feira, 21 de junho de 2007

Eis o momento do bom entrevistador entrar em campo


Os editores - espécie de técnico no jornalismo - deveriam estar atentos para seus setoristas do Senado. Falta maior profundidade nas declarações que rodeiam o caso Renan Calheiros.

"Me sinto preparado para relatar. Se não for relatá-lo hoje, vou me afastar do cargo e abro mão do relatório", disse Wellington Salgado, este cara da foto, relator relâmpago do caso em reportagem da Folha Online. Se sente preparado para relatar por um dia? Qual a diferença de hoje, amanhã e a próxima sessão do Conselho de Ética?

"É uma honra pertencer ao Conselho de Ética. Mas nesse momento desisto de ser relator porque não sinto nesse conselho vontade de julgar alguém pela quebra da ética. Não faz parte dos meus valores entrar nesse jogo", declarou depois que a votação foi mais uma vez adiada o misterioso ex-relator. Não sente por que? Por quem? Poderia ser mais específico? Você quer dizer que sente vontade de condenar um amigo seu? Ou sente que falta coragem para investir contra o chefe da Casa que afirma ter alguns rabos presos com ele?

*****
Obviamente, no Curitibocas não tivemos nada tão hard news ou de interesse público inflamável. Mas sempre que houve algo tão etéreo, preferimos pressionar um pouco os entrevistados. Se a saída da resposta era pela tangente, relatamos o fato e deixamos que o leitor tire suas próprias conclusões. Assim deveria ser o jornalismo. Está na hora dos editores tirarem aqueles repórteres volantes para fazer marcação cerrada nos senadores.

Nenhum comentário: