quinta-feira, 21 de junho de 2007

Quando perder de 5x0 é melhor que de 3x3


A derrota do Grêmio poderia ter me abalado mais - Sem frescuras ou artifícios de torcedor xiita. O Grêmio ficou com o segundo lugar de forma inquestionável, jogando contra um time MUITO superior. De longe. 5x0 no jogo de 180 minutos.

A derrota que dói mais é aquela que "quase deu". Mais ou menos como as que o Grêmio impôs em seus adversários jogando pelo regulamento. Contra o Santos foi 3x3. O gol fora eliminou o peixe. Contra o defensor, 2x2 e decisão nos pênaltis.

Se o Grêmio fosse o derrotado destes dois confrontos, estaria inconsolável. A ponte que eu faço com o livro é essa. Estamos com tudo pronto. Entrevistas, degravações, edições, história fictícia, quartas e semi-finais superadas. Falta pouco para ganhar o campeonato. Estamos na final, precisando de um último gol: que alguma editora aceite o livro.

Desde o começo dizia para a Cecilia arranjar alguma coisa para dispersar o névoa de incertezas que ronda este projeto. Trabalho melhor assim. Tenho pavor de morrer na praia.

Infelizmente não deu para garantir a publicação do livro. Começamos a trabalhar no livro sem pensar muito nessa temida última parte que para mim - ao contrário do que a Ceci já escreveu aqui - é sem dúvida a parte mais difícil pelo simples motivo de depender da boa vontade de terceiros. Convenhamos, o mercado editorial brasileiro não está para muita boa vontade com gente nova e sem QI.

Se fossemos derrotados nas fases anteriores, sairiamos com uma perda indolor. Agora não tem mais volta. Está perto demais.

Nenhum comentário: