sexta-feira, 22 de junho de 2007

Livro que influenciou Curitibocas (ou não) 3


Nueve Cuentos (J.D. Salinger)

Ao pensar nesse livro me dou conta como sou mau leitor. Esqueci grande parte dos elementos interessantes do livro. Não registrei em lugar nenhum e comentei muito pouco com a Cecilia. Enfim, mas no subconsciente pode ter influenciado Curitibocas. Vamos a ele.

Meu primeiro contato com
Jerome David Salinger foi (como a maioria que leram o autor) no livro "O Apanhador no Campo de Centeio". Uma amiga insistiu que lesse pois supostamente eu seria parecido com o protagonista. Não concordo integralmente, mas fica o registro.

Em "Apanhador...", Salinger mostra o universo teenager da época, sem firulas, com aquela doce e inócua rebeldia da geração 50. Esperava que em Nueve Cuentos - li em espanhol, btw - encontraria "Apanhador..." dividido em 9 partes. Lego engano.

O primeiro conto - que não registrei o nome... mau leitor, lembram? - quando parece começa a fazer sentido, termina de maneira abrupta. Estava lendo com olhos de quem lembrava de "Apanhador". A partir daí dei mais atenção aos oito contos seguintes. Em três deles, valeu a pena. 33% está de bom tamanho.

Destaco o único conto que eu lembro o título, Teddy. No mais uma boa leitura. Mas esteja avisado: em comum com "O Apanhador..." só a linguagem apressada e simples. Os elementos narrados e situações são cheios de detalhes significativos.

Nenhum comentário: