domingo, 17 de junho de 2007

Jornalismo pipoqueiro

Um dos desejos de Valdir Novaki – gestor da Pipoca do Valdir – é que seus concorrentes elevem o nível. Ele não é daqueles demagogos que dizem que “o consumidor ganha mais opções e eu fico feliz de ganhar menos dinheiro”. O desejo dele é que mais clientes se acostumem com o alto valor de qualidade para desqualificar os picaretas da pipoca e expandir o mercado.
Segundo pesquisa do Valdir, ele recuperou 2% dos consumidores que deixaram de comprar pipoca nas ruas por falta de higiene. Se sozinho ele conseguiu este número, imagine se todos os pipoqueiros seguissem suas diretrizes higiênicas?

*****
Diversas vezes manifestei meu desejo de aumentar o nível da minha (futura) profissão. O que acontece com o consumidor de pipoca acontece com o consumidor de noticias. Assim como o mal pipoqueiro prejudica o bom pipoqueiro, o mal jornalista prejudica o bom.


A réplica automática para isso vem da tal regra de mercado. Alguns (futuros) jornalistas opinam que o mercado saberá separar o bom do mal. Ora, se uma empresa contrata os serviços de uma assessoria de imprensa pela primeira vez – convenhamos não é fácil dar esse passo – e faz um serviço ruim. Fim de história, será uma odisséia para esta empresa se abrir de novo.

Convenhamos, um jornalista que presta uma assessoria podre é muito mais danoso que um encanador ruim. Encanamento todo mundo sabe o que deve fazer para estar bem. Assessor não. Vai explicar que o release sai às vezes, que o relacionamento com a imprensa deve ser sedimentado, etc. Tarefa árdua, no mínimo. Na cabeça do empresário todos os jornalistas são picaretas.

Sem contar nas tarefas cotidianas do jornalismo, como a entrevista. Outro exemplo do projetinho: Edílson Viriato sentando as patas em nós devido aos jornalistas despreparados que lhe entrevistaram.

Por estas e outras que sou favorável a um exame no mesmo estilo que a OAB promove para um sujeito ser advogado. Mais: para quem quiser, não necessariamente para graduados em jornalismo. Se um economista consegue escrever, sabe o que deve perguntar, como contextualizar, entre outros elementos essenciais para o jornalismo impresso, muito bem, eis um certificado para escrever em jornais e revistas.

Não dá para contar com os critérios de aprovação dos professores. Muitas vezes por pena deixam alunos sem a menor condição ter o poder de assinar matérias. E assim surgem os jornalistas que pipocam na hora de fazer um bom trabalho.

A maior parte dos assuntos tratados neste blog tem a ver com jornalismo.

Nenhum comentário: