quinta-feira, 21 de junho de 2007

Caminhante não há caminhos...

Faz-se o caminho ao andar.

Vários talvez tenham escutado a frase do poeta espanhol, Antonio Machado. Sempre senti muita verdade nessas duas linhas, e hoje eu posso aplica-la no projeto Curitibocas - Diálogos Urbanos.

Tanto João quanto eu gostamos de escrever, mas nunca fizemos um livro desde porte. Algumas etapas foram familiares, já que são próprias do jornalismo. Por exemplo, na hora de fazer as entrevistas, ambos tínhamos experiência no assunto. Mas outras nem tanto.

A medida que o livro foi madurando, e novas questões emergiam, fomos nos adaptando e resolvendo na hora. O tema atual: não temos a receita perfeita para lidar com editoras, mas a medida que temos mais contatos e reuniões, as coisas começam a ficar mais claras.

Muitas vezes penso: "Putz, poderia ter feito isto antes". Mas claro, nesse "antes" não tinha o conhecimento que tenho agora. Ninguém nasce sabendo como fazer as coisas. Tudo se aprende, pratica e perfeciona.

Fazer este livro exigiu um jogo de cintura de ambos. Para o próximo, tenho certeza que várias das coisas que demoramos em definir, vão ser resolvidas de modo automático.

Nenhum comentário: