sábado, 9 de junho de 2007

Acredita nas bruxas?

Trecho da entrevista da Mila Behrendt. Versão sujeita à alterações e revisões até a publicação do livro.

Acredita nas bruxas?
Se eu não acreditasse, não acreditaria em mim.

Então você é bruxa?
Uma vizinha me disse: “Se você vivesse na idade média, você já tinha sido queimada viva”. No entanto, o que eu faço? Nada de extraordinário. Uma sessãozinha para espantar as aranhas, um benzimento que me ensinaram quando era criança, essas coisas que me dão na cabeça.

Quando a pessoas falam de bruxas, as pessoas sempre imaginam uma dessas bonecas.
Essa bruxa preta foi uma invenção americana. Assim como Papai Noel não era vermelho, quem vestiu ele foi a Coca-Cola. O que a bruxa põe no corpo é de acordo com ela, não com os outros. Se é moda ou não, nem estamos aí. Ela está vestida do jeito que ela quer. Agrada, põe no corpo.

Por que foram tão perseguidas?
Porque faziam alguma coisa que não era aprovada pela sociedade, ou que eles não compreendiam. Quer dizer, qualquer atitude que não fosse conforme a sociedade da época, eles denunciavam. Às vezes nem precisava fazer nada, era só sentir antipatia por determinada mulher que já era presa. O termo surge na idade média. Aí eles passaram a caracterizar a bruxa como uma pessoa má e feia. Eram pessoas que não tinham conhecimento.

Você não gosta das fadas?
São tão sem graça. Fada pode ser ambivalente. Quer dizer, tem as duas facetas. Qual é a faceta da fada? A fada é aquela mimosinha, bem vestida, que a sociedade aprova, que é correta, que faz tudo que manda o figurino e que tem uma varinha de condão. A bruxa não. Ela representa aquela mulher que tem que lutar, que tem que se defender, que tem que ter garra, como a Baba Yaga. Ela tinha que dar cotovelada e arranhar para lutar pela sobrevivência dela. Não é o que você vê a maioria das mulheres fazendo no Brasil principalmente? Tem de abrir o caminha à cotovelada e dentada.

2 comentários:

Anônimo disse...

Quem é essa COMUM?Entrevista bem sem conteúdo,falou o que qualquer criança sabe.

Tiago

Cecilia Arbolave disse...

Na verdade, este é só um trecho duma entrevista com bastante mais conteúdo. Coloquei esta parte porque achei curioso uma pessoa se auto-declarasse bruxa.