quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Fim do relato Caco Barcellos


3 posts para falar de uma palestra. Parece que regredi. Enfim, vamos dar fim ao que de bom pode se tirar da palestra do Caco Barcellos (leia os posts anteriores aqui e aqui).

Então, o cara opina que jornalismo de declaração não é jornalismo. Eu,obviamente, discordo.

Tomemos o mesmo exemplo do caso do mensalão que Barcellos usou. A famosa entrevista de Roberto Jefferson foi uma reação à matéria da Globo que mostrava o diretor dos Correios recebendo propina. Jefferson, como presidente do PTB, foi defender seu colega de partido. Acontece que os bons políticos se defendem atacando.

Aí deu no que deu. Mensalão, provas, Conselho de Ética faz que não vê, Justiça idem, etc. A questão é que se houve um erro no caso, ele começou bem antes, na matéria da Globo.

Convenhamos que se for para apurar com tanta riqueza TODAS declarações, os jornais estariam vazios. Além do mais, quando um jornal coloca no título "Governo pagava propina para deputados, diz Roberto Jefferson", a notícia É a declaração dele. veio a público a acusação, não o fato consumado. O direito de resposta -que deve ser dado, obviamente- vem no dia seguinte. "Presidente nega acusações de Jefferson". Fim.

Agora, é vero que o leitor brasileiro não tem uma boa formação midiática. Esquece os verbos de ação verbal e muitas vezes toma a declaração como verdade. Aí, meus amigos, caímos na velha doença crônica da falta de educação.

No mais, se o "Curitibocas" é ou não é jornalismo, não importa. Negócio é que o material é precioso, como inúmeras vezes defendido neste blog -absolutamente isento, btw. A perda da etiqueta de "jornalismo" não incomoda.

Curtas para encerrar
*****
Toda vez que escrevo "Caco" lembro do sapo dos Muppets.
*****
Nunca vi, mas deu vontade de conhecer o tal "Profissão: Repórter". Em breve se transformará em programa quinzenal de 40 minutos.
*****
A coordenadora de Comunicação Social da PUCPR declarou na apresentação do entrevistado que os livros eram leitura obrigatória nos programas de aprendizado de jornalismo. Não sei qual (ou quais) disciplina ela se refere, só sei que não cursei nenhuma.
*****
Foram vendidos pouquíssimos livros de Caco Barcellos depois da palestra. Medo...

Um comentário:

Cecilia Arbolave disse...
Este comentário foi removido pelo autor.