segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Chega de sofrer com o RSS

Quando não se domina uma ferramenta, comumente se sofre à toa. Até o último final de semana, isso acontecia no meu leitor de RSS favorito -e único que experimentei- o Google Reader. Como não desejo o mesmo para você, caro leitor, repasso os conselhos. Se você boiou na história, no final do texto tem uma repescagem. Para quem domina o assunto, vai soar primário.

Primeira grande descoberta foi que o Reader aceita tags -graficamente representada por pastas. Para o editar, basta ir no botão feed settings. Só por aí se pode criar uma tag. Para colocar mais de um feed na mesma tag de maneira mais rápida do que repetir o processo um por um, basta ir em settings no canto superior esquerdo, depois na aba subscriptions. Mas o que são tags? Olho na repescagem.

Outra bem basicona: do lado de feed settings tem outro tipo de visualização para o conteúdo dos feeds, o list view. Meus 44 feeds passaram a roubar bem menos tempo com essa visualização.

Quem me deu estas dicas foi o Averanger (aka Renato Elias).

Repescagem

Tags, às vezes traduzido como etiqueta, palavra-chave ou marcador, serve para ordenar o conteúdo. Aqui no Curitibocas, por exemplo, sempre no final dos posts há algumas tags colocadas pela Cecilia e eu. Se você clicar em alguma, vai ser remetido para todos os posts com o mesmo assunto. Repare que o Estadão recentemente colocou uma nuvem de tags um pouco abaixo das manchetes.

RSS (Real Simple Sindycation) é uma maneira de receber as notícias que você quiser em uma espécie de "caixa de e-mail". Normalmente quando um site suporta RSS, ele é representado pelo símbolo . A "caixa de e-mail" que eu uso para receber as notícias dos sites que selecionei é o Google Reader.

Essa é a tela do meu Reader:

Experimente. E não deixe de assinar o feed do Curitibocas.

Nenhum comentário: