terça-feira, 14 de agosto de 2007

Mini Clarín incentiva a leitura das crianças

Domingo passado foi o Dia do Pai no Brasil. Na Argentina foi o Dia das Crianças. Em homenagem o jornal Clarín deu um presente para elas: um mini-Clarín.

Este número especial foi um convite a leitura muito interessante. Diferente a "Gazetinha" ou "Folhinha", esta edição manteve o formato do dia-a-dia do jornal, só em menor tamanho. Nas 32 folhas apareceram quase todas as seções do jornal. Houveram matérias internacionais, nacionais, culturais, esportivas, entre outras. A capa foi dedicada ao fenómeno Harry Potter ("Harry Potter bate récords en todo el mundo") e a outros títulos como "Una de cada 5 personas usan la PC para jugar" e "Como afecta a la Tierra el cambio climático".

Claramente houve uma inclinação para os interesses das crianças mas, sem subestimar a capacidade de compreensão delas, se trataram temas atuais e importantes como o aquecimento global, a crise energética e as eleições presidenciais em outubro.

Clarín fez uma movida excelente. O mini jornal acercou o meio gráfico às crianças e talvez até tenha as incentivado a ler o jornal dia a dia. Esta nova versão orientada aos mais jovens pode também ter desmistificado ao jornal como algo que só lêem os maiores.


---
Meus últimos posts tem sido sobre temas relacionados ao jornalismo em Argentina. Mas na verdade são inovações que vou descobrindo e acrescentam idéias para nosso trabalho.

Nenhum comentário: