quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Projetos em conjunto I

O João já se auto-qualificou um blogueiro preguiçoso. Eu acho que sou também. Mas hoje quis postar novamente. Nestes dias fiquei pensando como conseguimos trabalhar juntos por seis meses neste projeto. E na real, foi mais tempo porque ainda concluímos. Como este blog é o "making of" do livro (mais alguns off topics) achei relevante contar minha reflexão.

Eu sempre odiei trabalhar em grupo. Muitas pessoas tinham me demonstrado que não iam ao mesmo ritmo que eu e daí acabava fazendo as coisas sozinha mas feliz por não ter que lidar com gente que não tinha o mesmo interesse que eu. Na faculdade encontrei alguns colegas com quem já tinha melhorado o trabalho em grupo mas eram tarefas esporádicas, nunca um projeto de longo prazo.

Em março de 2006, na época que João fazia intercâmbio na Argentina, decidimos participar de um concurso de ensaio científico sobre a qualidade da televisão. Fizemos um brainstorming e concluímos numa proposta inovadora para resolver a problemática da educação e o entretenimento nesse meio de comunicação. [Click aqui se quiser ler o ensaio completo].

Em outubro do ano passado, ganhamos o primeiro prêmio equivalente a $6.000 (equivalente a U$2.000). Claro, o resultado acabou sendo muito alentador, mas para mim o processo tem também muita relevância. João e eu já nos conhecíamos e tudo bem, mas nunca tínhamos enfrentado um trabalho tão serio como este. Por quatro meses, os dois investigamos, lemos, consultamos profissionais, escrevemos e re-escrevemos. Deu certo. Eu acho que a chave foi o compromisso que os dois assumimos. As condições nem eram tão fáceis. Nessa época, trabalhávamos e estudávamos (aqui é mais difícil a faculdade...) e mesmo assim conseguimos fazer o que nos propusemos.

Daria para concluir, pelo menos no meu caso, que para trabalhar bem é preciso ter a mesma motivação, interesse e compromisso com o projeto que tem por diante. No livro acho que também deu certo, mas isso é tema para outro post.

Nenhum comentário: