quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Concorrência cultural

La Nación, um dos jornais mais importantes da Argentina, está em campanha. Em dois dias vai lançar um novo suplemento cultural chamado adnCultura. Hoje vou dedicar meu post a isso por duas razões. Uma é difundir este tipo de iniciativas culturais e literárias que acontecem no meu pais para nossos caros leitores. E a segunda é porque desde o domingo passado (dia que anunciaram a novidade) La Nación fez uma campanha exaustiva de comunicação que vale a pena mencionar (pode até servir como inspiração para Curitibocas).

Buenos Aires tem bastantes manifestações culturais. Cinema, teatro, literatura, música ou o que vocês quiserem, a cidade tem (e muito!). É tipo São Paulo, segundo tenho escutado. Além de oferecer opções diferentes e interessantes, tem vários meios que difundem e debatem esta cultura.

Clarín, o jornal de maior circulação do pais, oferece há vários anos a Revista Ñ. O suplemento cultural é publicado os sábados de modo optativo (o jornal + um peso). Eu gosto muito da Ñ, especialmente porque, além de ler notas profundas, descubro apresentações, ciclos de cinema e demais eventos que adoro.

La Nación, até o surgimento de adnCultura, tinha o suplemento de Cultura os domingos acompanhado do suplemento Enfoques. Ambos são interessantes mas visualmente continuam com o formato do jornal, sem a atração de, por exemplo, a Ñ. Claramente, La Nación estava em desvantagem nesse ponto, e decidiu mudar.

adnCultura promete muito. La Nación está fazendo um trabalho importante na divulgação do novo câmbio. Nós, leitores, não temos como fugir do tema pois aparece todos os dias, seja como anuncio publicitário de página inteira ou como matéria avaliando o novo e esperado suplemento. Hoje, o tema até ocupou a seção de editoriais (leia aqui). Abrimos o jornal e aí está, adnCultura.

Eu já estou aguardando ansiosa o jornal do sábado. Putz, ganharam.

adnCultura vs. Revista Ñ
A Ñ já goza de muito prestigio como revista cultural. O suplemento Radar de Página 12 poderia ser considerado uma competência, mas eu acho que La Nación tem apresentado um maior desafio para Clarín.

O ponto central de adnCultura são os prestigiosos intelectuais que escreveram sábado a sábado. Tomás Eloy Martinez, Paul Auster, Edgardo Cozarinsky e Beatriz Sarlo são alguns nomes. Claro que Ñ conta com matérias muito interessantes e de grande profundidade, mas La Nación ataca com estas pessoas de um alto reconhecimento na sociedade.

Aliás, adnCultura aparecerá de graça (pelo que eu tenho entendido) no jornal sendo que Ñ tem um valor adicional e não todos o recebem.

Um último ponto sobre a divulgação. A Revista Ñ conta com um pequeno espaço dentro do site de Clarín. La Nación tem criado um site especial para adnCultura, o que promete ser atualizado diariamente. Agora é só aguardar a ver o que acontece a partir do sábado...


---
Enquanto escrevia este post recebi um e-mail de Club La Nacion (programa de benefícios para os leitores do jornal) anunciando o lançamento de adnCultura. Chega!

Nenhum comentário: