terça-feira, 4 de março de 2008

Novo Roda Viva

Já confessei aqui ser fã do programa Roda Viva. Hoje vi pela primeira vez o programa reformulado. E como este é um blog que trata de um livro de entrevistas, nada melhor do que volta e meia falar de um belo exemplo televisivo de entrevista.

Primeira coisa que chama a atenção é a nova identidade visual. Compare as logos


Nova logomarca

Antiga logomarca


Eu não sei vocês, mas eu gosto mais da antiga. A nova coloca um planeta... típica primeira idéia de qualquer estagiário de publicidade ao pensar em um programa amplo e de credibilidade. A velha destacava o que era mais charmoso no programa: o cenário.

Por falar nele, agora é todo branco. Até aí tudo bem. A idéia de colocar o entrevistado no centro de uma arena permanece. Mas colocar a cadeira do entrevistado no meio de um desenho do globo terrestre é francamente ridícula. Qual é a idéia? Há alguma idéia além da conexão óbvia com o logo? Pretensão de ser um programa com as coisas mais importantes do mundo?

Mais grave que isso é a troca do apresentador. Paulo Markun era elegante, apertava sem aparentar, sabia colocar ordem e pontuar o programa.

Carlos Eduardo Lins da Silva é um jornalista admirável. É autor de dois livros essenciais na profissão: Mil Dias e O Adiantado da Hora. Porém não trouxe nenhuma das características de Markun listadas acima. Não na entrevista que vi, ontem, com o deputado tucano José Anibal.

Tá, tá... ele está só começando. Mas é o meu programa favorito na televisão brasileira. Deixa eu ser chato. Talvez até eu me acostume com o passar das segundas-feiras.

Agora um enorme acerto na reforma do programa - que quase compensa os enganos - foi a trilha. Colocaram Roda Viva do Chico Buarque com arranjo de sopros e ritmo marcado por piano. Mescla de drama, solenidade e alegria perfeita, típica desse tal de Buarque.

O Roda Viva vai ao ar pela rede pública brasileira de televisão (TV Brasil, Paraná Educativa, TVE-RS, Cultura), segunda-feira, às 22h40.

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