domingo, 16 de março de 2008

Opções e previsão do micro futuro ou The Microblog Experience 3

Espero que você esteja acompanhando a pujante saga do Microblog do Curitibocas. Se não, é só fazer clique aqui e aqui.

Lá fui eu testar os serviços. Gostei do Gozub. Funciona com o MSN, é brasileiro e tem um visual bacana. Fiz o http://gozub.com/joaovarella. Não deu certo colocar no Blog do Curitibocas. Não sei se foi algo temporário ou só comigo, mas eu colocava o código e aparecia a figura onde supostamente estariam as atualizações em branco.

Cansado de fazer testes (sim, canso rápido), fui para o campeão de audiência, o Twitter. Esse tem um grande defeito: só funciona com o Google Talk e dois outros programas de conversação que eu nunca ouvi falar.

Para você ter uma idéia do absoluto domínio do MSN por estas bandas, no momento em que escrevo este post tenho 46 contatos online do MSN contra 16 do Google Talk. Qualquer 486 com conexão discada tem MSN. Computadores lerdos não aguentam com o Gmail Chat.

Com fé que o Twitter e a Microsoft irão se acertar um dia, fiquei com o http://www.twitter.com/joaovarella que está logo ali ao lado. Desculpe a você que lê este post no Multiply (ainda tem gente por aí?), mas o Depósito Mirabolante não aceita colocar as últimas atualizações do Twitter.

*****
Além da facilidade de postagem, o Twitter funciona como uma espécie de Orkut. É possível seguir outros microblogs e responder aos posts - de maneira bem precária, é possível manter uma conversação.

Porém não se trata de concorrentes. Não dá para colocar fotos e detalhes pessoais no Twitter - o que pode ser visto como vantagem.

*****
Agora chega aquela hora pós-análise onde começo a exibir meus poderes paranormais. É hora de prever o futuro do Twitter e dos microblogs em geral *música dramática*.

Se os blogs colocarem a funcionalidade bastante simples de atualizações via IM, pode ser um golpe duro aos microblogs. Porém, percebo que a maioria gostou da idéia de ter um blog "rápido, curto e grosso" e outro mais elaborado.

Não é segredo que os blogs são lugares de ira, intolerância, hiper-opinativos e unilaterais e mais um monte de coisa que veio ao se delegar o poder de um meio a muitos. Quanto mais irracional o blog, mais audiência. Se isso é assim sem limite de caracteres, imagina no Twitter, que tudo fica em no máximo três linhas? Vai ser um tal de "Filme tal é uma porcaria", "Músico tal é incompetente" e vai ficar por isso mesmo.

Claro que esses golpes só surtirão efeito quando o Twitter tiver leitores. No Brasil, pelo menos, não há tantos.

E por último toco mais uma vez na tecla dos 140 caracteres. Se antes as abreviações pareciam um hábito dos internautas, no Twitter isso é regra. "P/" invés de "para" economiza dois preciosos toques. Dia desses descobri que "fds" é "fim de semana" - uma abreviação altamente valorizada no mundo microblogueiro. A turma das miguxas ganhou um álibi poderoso.

Nenhum comentário: