domingo, 2 de março de 2008

+ Polaróides

Didonet Thomaz acrescenta novas informações sobre o post polaroides (in)visíveis. A parceria Bazzo/Thomaz parece ter rendido...

Por Didonet Thomaz

Ah, a foto "da garota de costas com um o brinco na orelha" (Fotografia Bruna Bazzo), enviei para a minha listagem (Brasil e exterior) com o seguinte título "Documentário do tempo virgem: horizonte 2008" na passagem de 2007-2008. Recebi, por exemplo, mensagens como estas :

"... que linda imagem! é uma peça sua, tipo, um trabalho? vejo uma flor que vai caindo...... molezinha. contadora do tempo. bela e sábia florzinha. se projeta para 2008? abraços... " (Cristina Laranja Ribas, artista plástica/MG).

"... adorei o espelho, mais ainda o reflexo, mas talvez mais ainda o branco do fundo (ou o fundo do branco). muito mar parado em 2008, e que possamos escutar cada silêncio, um abraço..." (Raquel Stolf, artista plástica, escritora/SC).

"... ui! (...) Rubens: o que significa "ui!" no seu peculiar vocab? (...) caramba, didonet... significa algo dolorido e prazeroso ao mesmo tempo..." (Rubens Pileggi, crítico de arte/RJ).

"... agradeço seu olhar de longe, mais perto do horizonte, para vislumbrar novos tempos navegar eh preciso..." (Denise Bandeira, artista visual/PR).

"... liindo..." (Maria Tomaselli, artista plástica/RS).

"... que o tempo virgem nos surpreenda com boas surpresas como esta..." (Cleomar Rocha, professor e pesquisador em artes plásticas/BA).

"... Que bonita mensagem de final de ano! Realmente, as fotos da Bruna são belos trabalhos. Mas, a direção de arte não fica atrás.

Eu espero que o tempo virgem fique grávido de coisas boas, que deverão nascer, aos poucos, em 2008...". (Tânia Bloomfield, artista plátsica/PR)

"... Uma bela fotografia feita por Bruna e que te retrata sem sombra de dúvida num belo equilíbrio de "formas" e de mensagens. Você me enviou muitas informações no decorrer desse semestre que vivi, com muitos outros, penso, num acúmulo de "fragmentos" que correm em todas as direções e nos conduzem a nenhum verdadeiro destino. O mundo (e cada um de nós) vai ter que girar fundamentalmente de 180 graus sob pena de diluição. rápida..." (Etienne Samain, antropólogo, Campinas/SP).

* * * * * * * * * * * *
Depois, a foto foi escolhida para participar da exposição "Polaróides (in) visíveis - auto retratos" - site www.sinTOMnizados.com.br/polaroides_retratos, sob a curadoria do artista plástico Tom Lisboa, não foi retirada do brunabazzo.blogspot.com/2008/01/polaroides-invisveis.html -, mas do CD que ela me deu com o Ensaio completo feito no meu apartamento-ateliê-museu; foi inserida, com outro recorte, na exposição (existiram diálogos e autorizações prévias) "Polaróides (in) visíveis - auto retratos", sem fins lucrativos. A foto, batizei-a com o nome de "não-auto-retrato" (título que não foi publicado no folder, ausente o agradecimento em nome da Bruna - a foto não é de minha autoria - fez-se um jogo pela curiosidade: inusitada foi a vontade de me retrair, isto é, de evitar um auto-retrato, interferindo nas regras da mostra "Polaróides (in)visíveis - auto retrato", valorizando o "formato polaróide".

Acontece que enviei a mesma foto, em recorte original, para ser publicada no MUVI-Museu Virtual de Artes Plásticas, aí, sim, aparecendo o crédito Fotografia Bruna Bazzo. Está online e, por meio do link www.muvi.advant.com.br.

Outra foto da Bruna (com autorização dela), foi publicada no meu CV que está na Plataforma Lattes - e ela publicou a mesma foto no seu próprio Blog, com os créditos, fazendo um link com a exposição "Polaróides (in) visíveis - auto retratos", isto é fazer rede inteligente. Acontece que na Plataforma também não há espaço indicado para o nome do autor da fotografia de cada pesquisador focado, pelo menos não encontrei o espaço. Enfim, porque perder oportunidades de mostrar uma obra de arte como essa "da garota de costas com um o brinco na orelha" se existe a possibilidade de criar links? Agradeço o diálogo que ela e eu mantivemos a respeito do assunto que não está encerrado. Agradeço ao João e Ceci, por todas as conseqüências...

A pedido: na próxima edição/publicação do livro Curitibocas - Diálogos Urbanos, séria ótima idéia trocar a foto da página 166 por esta "não-auto-retrato", fazendo outro link - a foto da Bruna merece.

Nenhum comentário: