quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Projetos em conjunto II

"Vamos fazer um livro?"
"Vamos"

Pareceu simples o ponto de partida. Na real, nesse momento ignorávamos muitos aspectos da produção de um livro como o nosso. Meses passaram, e finalmente o projeto está chegando ao fim (ou é apenas o começo?).

Este post é mais um texto sobre o trabalho em equipe de nós dois. Parece meio egocêntrico, mas na verdade este blog é sobre o "behind the scenes" do livro, então vamos lá.

Já escrevi sobre outro projeto que fizemos juntos (veja aqui) mas lá na Argentina foi um trabalho de natureza acadêmica. Este projetinho que criamos juntos, o de escrever um livro, teve dificuldades e obstáculos mais pesados. Porém, o trabalho em equipe era verdadeiramente importante.

Começamos a trabalhar em março. Conforme ia avançando a produção, fomos dividindo de modo bem claro as tarefas. João fazia a desgravação das entrevistas enquanto eu fazia a parte de produção (contatar aos entrevistados, as editoras, etc) e um pouco da divulgação (por exemplo, o vídeo). Os dois tínhamos bem em claro que trabalhávamos sem tempo, julho era data limite para terminar o livro e publicar ele. Demorou um tempo, mas daqui a pouco temos o livro terminado.

Foram dias intensos? Foram.
Faríamos as coisas de modo diferente? Com certeza.
Voltaremos a trabalhar juntos? Eu acho que sim.

Trabalhar em equipe não é fácil. Mesmo João e eu sendo tão diferentes às vezes (sério temos personalidades muito opostas), de algum modo conseguimos nos complementar e tornar realidade projetos que começam simplesmente com um "che, e se fazemos tal coisa?".

Nenhum comentário: