terça-feira, 18 de setembro de 2007

Curitibocas e Creative Commons

Neste blog, quem geralmente conta das curiosidades da Web é meu caro colega João. Hoje vou tomar o lugar dele. Há exatamente uma semana fiquei sabendo de Creative Commons. E daí cai na conta da quantidade de sites que tem CC , uma inovação interessante e que vale a pena explorar.


Mas vamos ao básico. O que é Creative Commons? A definição do site no Brasil (a organização é internacional) é a seguinte: "O Creative Commons Brasil é um projeto sem fins lucrativos que disponibiliza licenças flexíveis para obras intelectuais". Tradução: com CC você pode publicar textos, áudios, vídeos e imagens, deixando em claro o limite do que os internautas podem e não podem fazer com o conteúdo.

Hmmm... É o que?!?
É normal confundir, CC tem apenas dois anos de existência. Hoje quem usa são aqueles que querem que terceiros usem e conheçam o material que publicaram. Não sei se é tão massivo o uso de CC, acho que ainda falta para que seja uma ferramenta realmente aproveitada por todos os usuários de Internet. Mas pela minha humilde intuição, é e vai ser um grande aporte à divulgação de produções artísticas e literárias.

Aclaro: há uma semana só que conheci Creative Commons, talvez não contei de todas as possibilidades dele. Então, quem esteja interessado, veja o site e explore!

E por que não usam para Curitibocas?
Bom, talvez num futuro projeto consideremos CC, mas a idéia de nosso projeto é que seja um livro físico, não virtual. Internet é uma grande ferramenta para a divulgação da obra, mas não para seu conteúdo. Os curiosos podem ler alguns trechos das entrevistas que publicamos neste blog (veja no tag "trecho").

Nenhum comentário: