domingo, 11 de novembro de 2007

Blogs políticos encenam nova "Guerra Fria"

Saiu na Folha de S. Paulo de hoje a matéria Blogs políticos encenam nova "Guerra Fria" (para assinantes) com as correlatas Políticos: Maia acha que "calor dos ânimos" é maior em blogs e Leitores agem como torcida de futebol, diz especialista.

Alguns dados interessantes

  • 9,1 milhões de pessoas visitaram blogs em setembro.
  • há mais de 111,6 milhões de blogs no mundo. Por dia, 175 mil novos blogs são criados. São feitas 18 atualizações por segundo.
  • O blog brasileiro mais popular foi o "Kibe Loko", com cerca de 320 mil acessos
  • Luis Nassif vê a volta de velhos clichês da Guerra Fria na blogosfera; Paulo Henrique Amorim tem um alvo para cada vírgula escrita; Marcelo Coelho diz que nos blogs "as pessoas se sentem mais livres para sectarismos, racismo, apoio a execuções de criminosos etc".
Uma boa leitura para o domingo.

6 comentários:

Dedalus disse...

Saiu também na Folha de hoje um texto sobre o sumiço das canecas da rede Starbucks em São paulo. Achei muito interessante por revelar quem são os paulistanos...

João Varella disse...

Dedalus:

Não encontrei essa matéria. Deve estar só na edição paulista do jornal.

Dedalus disse...

Mais interessante ainda que tal norícia seja dada só para São Paulo... Bem, quem é assinante da Folha pode ler pela internet: http://busca.folha.uol.com.br/search?site=jornal&q=Starbucks.

João Varella disse...

Lamentável, dedalus

Eu trabalhei na Starbucks nos EUA e acreditava que grande parte do charme eram os copos de papel. A escolha do uso de xícaras no Brasil se provou bastante equivocada.

Dedalus disse...

Antigamente, Curitiba era a cidade brasileira escolhida para o teste de lançamento de diversos produtos e serviços, por ser uma cidade de porte médio com uma renda razoável para os padrões brasileiros. Será que o pessoal da Starbucks no Brasil fez esse tipo de teste, ou decidiu vir direto para São Paulo e usar canecas assim, do nada?

João Varella disse...

Olha, Dedalus... essa história de usar Curitiba como cidade-teste sempre me soou um pouco fake. Cada produto tem uma característica e deu para bola.

O mito é reforçado toda vez que um produto é lançado primeiro aqui. A empresa joga para torcida e diz ter escolhido Curitiba por ser um público mais exigente, coisa e tal.

Anyway, no caso da Starbucks, tinha que ser em São Paulo - maior mercado consumidor do país, ideal para começar com pouca margem de erro.