Como divulgar seu trabalho na imprensa
Um elemento eu acreditava que não chamaria a atenção: a divulgação do Curitibocas. Achava que isso passaria despercebido pela maioria. Afinal, um leitor que viu o livro na Gazeta do Povo, não viu necessariamente no Jornal do Estado ou no Estado do Paraná, logo não teria como chegar a essa conclusão sobre nosso trabalho. Acho que a tag repercussão deu um help para perceber que chegamos a alguns dos principais meios da cidade.
Motivado pelo fato de que o Blog do Curitibocas é freqüentado por muita gente com projetos excelentes, reproduzo aqui um guia básico do trabalho de assessoria de imprensa. Dedicado especialmente para o povo com uma grande idéia na cabeça e nenhuma noção de como atrair a atenção da imprensa.
Ah, tudo aqui descrito é baseado no que sei de assessoria de imprensa e mídia de Curitiba. Talvez a lógica em outras cidades não seja a mesma.
Passo 1: escreva um release
Release ou press-release é um texto feito especialmente para comunicar a imprensa sobre uma notícia. Geralmente ele serve como uma sugestão de pauta para o meio se interessar e fazer uma notícia. Uma mostra grátis. Porém, sejamos realistas. Aqui no Paraná grande parte da imprensa simplesmente reescreve os releases e publica assim mesmo. Ou diretamente copia e cola. Com isso temos um dilema. É melhor escrever algo para ser diretamente publicado ou que sirva para despertar o interesse do jornalista?
Passo 1a: escrever para ser publicado
Um texto publicado ou lido por um repórter de rádio já deve pensar no público-alvo, ou seja, os receptores do tal veículo. Por isso se o veículo costuma reproduzir os releases de maneira direta, faça um texto bacanudo. Isso geralmente acontece nos meios menores. Redações pequenas como a do Correio Paranaense diretamente copia e cola o que recebe.
Passo 1b: escrever para despertar o interesse
Jornalista fica inibido ao ver alguém fazendo um trabalho criativo. Ou seja, se o cara recebeu um belo texto do release e percebe que jamais escreveria algo assim, ele trava. Sério. Então para os grandes, monte um texto claro, com as informações mais importantes no começo (isso é conhecido como pirâmide invertida no jornalismo) e sem muitos adjetivos. Dá para saber quem são os grandes de Curitiba não? Uma dica então: os veículos da RPC, Grupo J. Malucelli, RIC e GPP têm plenas condições de destacar um repórter para fazer de seu release uma matéria.
Passo 2: Mailing da imprensa
Este é um nome pomposo para designar os endereços de e-mail da imprensa. No caso de um livro, convém ter o endereço dos cadernos de cultura e seus respectivos editores. Sites como o Comunique-se e Maxpress disponibilizam mailing atualizado mediante pagamento. Nós fizemos tudo artesanalmente. Simplesmente ligamos para as redações e pedimos o endereço. Para esse tipo de ligação, os jornalistas não se importam muito em atender. Eles não mordem, acredite.
Esse post está ficando quilométrico. E eu cansado. No próximo a gente segue, ok?
A seguir, cenas do próximo post.
Passo 3: Disparo
Passo 4: Follow
Passo 5: Disponibilidade
Um comentário:
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