sábado, 31 de maio de 2008

Bibloteca de Brasília sem livros

Segundo uma matéria publicada hoje no Estadão, a biblioteca de Brasília, inaugurada em 2006, continua vazia. Fiquei impressionada. Eis um trecho do artigo da jornalista Eugênia Lopez:

Quem observa o estacionamento abarrotado de carros em frente à Biblioteca Nacional de Brasília é induzido a achar que uma das mais novas construções da capital, a 500 metros da Catedral, vive cheia de pessoas ávidas por leitura. Ledo engano. Inaugurada duas vezes em 2006, ano de eleições, a biblioteca é hoje um elefante branco, em plena Esplanada dos Ministérios, sem nenhum livro em suas prateleiras. O estacionamento é usado por servidores de tribunais superiores e outras instituições públicas que ficam nas imediações do prédio.

Praticamente sem ninguém - apenas 14 funcionários transitam pela construção de quatro andares, em formato retangular, e com 120 metros de comprimento -, o prédio custou aos cofres públicos R$ 42 milhões e, passados 17 meses da última inauguração, continua vazio. Forma, junto com o Museu da República, que já está em funcionamento, o Conjunto Cultural da República, parte do projeto original de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa para Brasília.

Leia a matéria completa aqui

Um comentário:

Luis disse...

e a culpa é nossa.

votamos nas pessoas erradas, não protestamos nunca, não fazemos nada pra mudar...