quinta-feira, 19 de junho de 2008

Novo debate sobre um potencial Portunhocas

Há três meses voltei a tomar aulas de português. O curso chama-se "Brasil en foco; La actualidad brasileña en una aula argentina" e é oferecido pela Fundación Centro Estudos Brasileiros (aka Funceb). Dá para perceber pelo nome que são aulas de conversação. É bem interessante pois a gente fica falando por uma hora e meia sobre o que está acontecendo no Brasil.

Na aula passada (quinta-feira 12) eu apresentei para meus o nosso livro. Foi bem legal. Contei da proposta que nos motivou a escrever o "Curitibocas - Diálogos Urbanos", a seleção dos personagens e alguns casos pontuais, entre outras questões relacionadas ao projeto. Como aconteceu já várias vezes, depois de introduzir o livro, abriu-se o debate sobre a viabilidade de fazer um livro desta natureza em Buenos Aires*. Eu ainda tenho a teoria que há personalidades curiosas que andam pela cidade, mas não é como Curitiba, que todo mundo sabe quem é Oilman, por citar o exemplo mais famoso.

O exercício de procurar em Buenos Aires o tipo de entrevistado que apareceu no livro, foi divertido. A professora citou o caso duma mulher que mora nas escadas do Teatro Coliseo, quem parece ter sido uma pessoa com certo status social pois é elegante, tanto na vestimenta quanto no jeito de se sentar e conversar. Eu citei o cara que anda no trem tocando um acordeon e cantando: "Sólo la música salvará al mundo" [Só a música salvará ao mundo]. Enfim, personagens temos. O caso é que como a cidade é maior, estão mais dispersos e não dá pra todos os portenhos conhecê-los.


Hoje na sala de aula e recebi bons comentários sobre a exposição e debate da semana passada. Em geral, disseram que gostaram muito da proposta e se mostraram interessados em ler o livro (). Que bom que o Curitibocas está à venda na livraria da própria Funceb...



Leia também

Um comentário:

Túlio disse...

Como curitibano vivendo em Buenos Aires percebo que ainda não existem tantos personagens clássicos. Se bem que tem uns velhinhos ali em San Telmo que são muito famosos. Tem uma senhora que todo domingo fica dançando sozinha tango. Tadinha, ela com uma roupa daquelas que foram bem glamourosas nos anos 50 e dançando do lado de um gravador para ganhar umas moedinhas. =)