sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Tirem os leitores da sala de leitura

Roberto Gomes escreveu na Gazeta do Povo de domingo sobre a sala de leitura recém inaugurada que leva o nome do piloto Felipe Massa. O colunista parece concordar com a opinião registrada aqui no Curitibocas:


(...)O que me chamou a atenção é que tenha ocorrido a alguém – um destes gênios promotores de eventos culturais – dar o nome de um piloto a uma sala de leitura, imaginando com isso incentivar a leitura. Nenhuma culpa do piloto, que estava ali apenas cumprindo algum contrato publicitário. O que surpreende é a tolice brasileira (e talvez mundial) em se buscar o apoio de “celebridades” quando se trata de promover livros ou coisas que se abrigam sob o rótulo de “cultura”.

A distorção está nisso. No culto à celebridade. Na crença desastrada de que, se uma figura notória é fotografada com um livro nas mãos, isso levará os jovens a ler. Engano. Se a “celebridade” empunha um livro ou nos mostra um salame, dá no mesmo. O que a celebridade vende é o próprio culto à celebridade. E livros não são salames.

(...)Quem sabe os publicitários estejam convencidos de que livros e seus verdadeiros leitores sejam criaturas sem graça para serem apresentados aos estudantes. Quem sabe isso seja apenas mais uma face do desprezo cultural pela leitura que existe entre nós. (...)

Leia a coluna completa de Roberto Gomes aqui.

Nenhum comentário: