segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Curitibocas com um novo visual

Saiu uma nova edição do Curitibocas no começo deste mês, editada pela Secretaria Estadual da Cultura (SEEC). Em breve estará em todas as bibliotecas e escolas de Curitiba e também nas bibliotecas do estado do Paraná.

Quem gosta de detalhes -no caso, eu - notará algumas mudanças no livro. Eis uma comparação das duas edições.


Capa A diagramação, apesar de seguir com os mesmos elementos, ficou diferente. O título está uns centímetros mais abaixo. Os nomes dos autores de um tamanho menor e um pouco mais pra acima. Parece um detalhe irrelevante, mas para um olho mais crítico, faz diferença.

Contracapa Foram acrescentados os logotipos do Governo do Paraná, da Secretaria de Cultura do Estado e da Imprensa Oficial. Também foi corrigida a palavra "multi-artistístico" por "multi-artístico".

Lombada A mudança é a mais evidente. Na edição original, a lombada era branca com o título ocupando 50% do espaço. Na nova, é mantido o fundo da foto e o título é colocado sobre uma faixa branca. Foi diminuído o tamanho do título.

Orelhas A fonte usada foi a mesma que no texto, diferente da primeira edição. Portanto, o texto ficou melhor distribuído. Ainda mais, na orelha direita foi usado um fundo preto. Deste modo, acompanha a foto da contracapa, que é mais obscura.

Papel É uma das diferenças mais evidentes. Não sei qual é a gramagem de cada um mas, na segunda edição, o papel é mais grosso e de melhor qualidade.

Primeiras páginas Percebe-se que quando há tempo, as coisas ficam melhores. Foi padronizado o estilo da fonte deixando as primeiras páginas de um jeito mais harmonioso. Também foi acrescentada uma página com informações do Governo do Paraná.

Diagramação As margens internas são maiores. Portanto, o livro ganhou algumas páginas a mais. Passou de 280 a 333.

Fotos Estão mais claras e algumas parecem ter uma qualidade menor. Foi mantida a mesma seleção.


Leia mais:

Um comentário:

Anônimo disse...

Eiiiiiiiiiii quero uma cópia...URGENTE...bjsbjsbjs