segunda-feira, 14 de abril de 2008

Caipirinha na pior das hipóteses

Escrevemos um livro no Brasil e agora queremos lançar ele em Buenos Aires. Muito bem. Mas no processo de levar essa bela idéia à prática aparecem vários, se não bastantes, obstáculos. Sou fanática das listas, então vamos lá enumerar os desafios do projeto "Curitibocas em Buenos Aires".

1. Os argentinos não falam português. Somos uma minoria os que aprendemos o idioma. O resto só sabe dizer "tudo bem", "garota", "praia" e acabou o seu conhecimento da língua. Tenho um caso claríssimo para exemplificar. Ano passado eu estava em Curitiba e tinha uma época em que, quando contava da onde eu era, 87% das pessoas me relatavam do argentino no BBB e das besteiras que ele dizia. Bom, esse é o nível do português na Argentina.

2. Trata-se dum livro.
A música brasileira tem muito sucesso aqui. Todo mundo gosta e assiste um show em português mesmo sem entender uma palavra do que o músico está cantando. Com um livro é mais complicado.

3. A concorrência cultural é muito alta. Sem exagero, Buenos Aires tem uma enorme oferta de atividades culturais. De segunda à sexta tem ciclos de cinema, palestras de todo tipo, exposições, teatro, e a lista continua. Buenos Aires não dorme. Confira algumas agendas culturais aqui, aqui e aqui.

O que fazer então?
Ainda com essas complicações, Buenos Aires tem um público interessante para o lançamento do Curitibocas. É só saber encontrá-lo e comunicar a mensagem certa. Por exemplo, os alunos de escolas de português, os interessados na cultura brasileira e os habitués nos eventos culturais (especialmente os gratuitos) são um público em potência.

Fiz o convite pensando em todos estes aspectos. Na quarta-feira vou ver se deu certo ou não. Na pior das hipóteses, tem uma frase que com certeza vai motivar a muitas pessoas assistir ao evento. "Se servirá caipirinha al final de la charla". Aliás, já motivou.

Um comentário:

Daisy Carvalho disse...

O nome disso é 'pioneirismo'. Considero você, Ceci, uma amante do Brasil (talvez só do Sul dele, tudo bem) e por isso mesmo vim aqui, mais uma vez, dar os merecidos parabéns.
Digo 'vim aqui' no sentido de comentar, porque ler, sempre leio :)
Beijos garota.
Boa sorte.
Beijos no casal maravilhoso :)