quarta-feira, 17 de junho de 2009

Palestras fora de controle

Então tá, sobre a duas palestras que dei nos últimos dias

200 estagiários dos faróis do saber e outras bibliotecas da prefeitura se reuniram para uma série de palestras e conversas. Uma delas, comigo. O assunto era Internet e Literatura. Mostrei, a título de exemplo (que conheço bem), o Curitibocas, além de outros sites bacanas - praticamente os mesmo que mostraria no ano passado. Só que a coisa saiu do controle.

Não me pergunte como, mas em um determinado momento cheguei a falar de sexo nasal. Entre outras bobagens impressionantes.

Improvisações também deram a tônica da palestra de ontem, no Creação - um pré-vestibular gratuito feito apenas com voluntários organizado pelo CREA.

A meta era apresentar a profissão do jornalismo para os alunos. Dessa vez, não tinha um powerpoint para manter a linha. Virou conversa de boteco master sobre causos do jornalismo. Ademir, organizador do Creação, comentou que "a conversa parecia animada". Ele ouvia indiretamente as reações de uma sala ao lado.

Até esqueci de falar do Curitibocas - levei uns livros para doar para a biblioteca deles, mas não rolou de fazer a propaganda. Alás, convido todo mundo que tenha livros ou queira contribuir com o pré-vestibular a conhecer os caras. É uma boa ferramenta de democratização do conhecimento - ainda incipiente, mas vale o apoio.

ps: queria mostrar os slides da apresentação do papo com os estagiários, como fiz no ano passado, mas dá bug no Google Docs. A Cecilia caprichou na apresentação... uma pena.

2 comentários:

Juliana disse...

Caro João;
Agradeço por ter aceito o convite para fazer a palestra no Creação, e estar divulgando o curso no Curitibocas.
Nem sei se fica adequado dizer palestra, pois diferente daquelas apresentadas anteriormente, foi algo bem espontâneo. E como você escreveu, foi uma "conversa de boteco master sobre causos do jornalismo".
As aventuras do jornalista João Varella, fizeram com que a turma no intervalo das aulas comentassem positivamente. Uma pena você não ter presenciado esse momento.

E pode contar comigo, farei a propaganda do Curitibocas para a turma!

João se você puder divulgar sobre o curso: inscrições abertas até o dia 05/07 para o segundo semestre do pré-vestibular Creação, a taxa de inscrição é de R$15,00. A 1º fase será um teste seletivo no dia 13/07, 2ª fase será uma análise socioeconomica. Mais informações: http://www.creajr-pr.org.br/creacao_pre.htm
Agradeço desde já.
Atenciosamente.
Juliana Alves Ogiboski.

João Varella disse...

Ju;

Fico feliz que a geral tenha gostado do papo.

E pode deixar que eu vou passar as informações do Creação para quem interessar possa.