sexta-feira, 6 de abril de 2007

Interessante. E triste.

Reproduzo aqui o cometário de Elida Oliveira no meu Multiply (e devido ao cross-posting, será posto uma vez mais no Multiply):

Interessante. E triste. Já que vc está por aí mesmo, poderia ver com as Livrarias como é que afz para comprar esses livros de editoras pequenas... como faz? Se eu quiser um livro dessa editora, provavelmente a livraria comprará um único exemplar para me revender... mas e se eu não conheço, não sei que esse livro existe - como vou comprar?

Quantas editoras existem sem conseguir colocar os livros no circuito?

Como colocar um livro em editoras que estão no circuito?

Hum... qtas questões....

O que descobrimos até o momento: as grandes livrarias (Saraiva, Livrarias Curitiba) recebem de suas respectivas matrizes em São Paulo que por usa vez compram somente de editoras. Ou seja, não compram livros de editores independentes.

Saídas para o dilema:

1) Comercializar por internet. Exige uma custosa programação de cartões de crédito ou Pay Pal - ambas formas pouco usadas no Brasil.

2) Sairmos para vender de porta em porta ou de bar em bar, como eu e a Ceci vimos uma poeta fazendo com sua publicação. Nas palavras da Ceci: "Ojalá que no pase".

3) Colocar o livro em uma editora do circuito. Isso exige ter um bom nome no mercado (coisa que não temos) ou uma garantia de que o livro venderá bastante - assim fenômenos pop como Bruna Surfistinha e BBBs conseguiram lançar livros. Também não é o nosso caso.

O que estamos fazendo de concreto que pode ajudar a nos tornar mais conhecidos é colocar nosso making of neste blog. Quanto mais gente se interessar, mais nossa futura editora vai estar segura do retorno financeiro. Nos rendemos ao estilo "meu blog, minha vida" em prol desta causa. Espero que aí seja o limite do sacrifício. Não pretendemos alterar nenhuma vírgula do polêmico conteúdo que temos.

Estes dilemas não tem uma saída fácil. Estamos abertos à sugestões.
















Foto de Élida Oliveira.
Veja mais em http://ellidha.multiply.com

Nenhum comentário: